Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 7 de julho de 2013

Tristeza no centro de Porto Alegre


      Fui dormir triste, esta madrugada, com a notícia de que o Mercado Público, localizado no centro de Porto Alegre, estava sendo destruido pelo fogo. Trata-se de um prédio histórico, que fica próximo ao cais do porto fluvial da capital gaúcha, na zona mais central da cidade. Foi inaugurado há 144 anos, em 1869, e tem um significado muito especial para o povo do Rio Grande do Sul.  Reformado em 1997, a um custo de R$ 9 milhões, o mercado abriga um variado tipo de comércio, com destaque para os inúmeros bares e restaurantes, além das tradicionais bancas de carnes, frutas e legumes.


       Quando morei em Porto Alegre, nos primeiros anos da década de 60 fui um frequentador constante do local. Jovem de 20 anos, curtia ali, especialmente no Restaurante Treviso, o fim das baladas noturnas. Era o ponto de encontro dos jovens, dos artistas e dos boêmios, nos finais de noite. Tenho muita saudade daquele tempo.
        O incêndio começou por volta das oito e meia da noite de ontem. Havia muito movimento, mas as pessoas puderam sair tranquilamente. Não há notícias de feridos. O fogo atingiu especialmente uma parte do piso superior, e não se sabe como tudo começou.
      Felizmente, ao acordar hoje cedo, fiquei sabendo que os bombeiros conseguiram controlar o fogo, e que apenas 10% do prédio ficou comprometido, com plenas chances de recuperação total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário