Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 4 de junho de 2013

De onde estão saindo tantos índios ?

       De uns meses para cá, você não abre mais um jornal que não tenha notícias sobre invasão de índios à propriedades privadas ou públicas. Até pouco tempo, se dizia que "os brancos haviam acabado com os índios".  Lia-se até frases do tipo "não há mais índios no Brasil".  Mas ninguém acabou com eles não. E parece que nossos índigenas estão furiosos.
        Só aqui no Paraná existem quase 20 mil índios guaranis, kaingangs e xetás ocupando 21 aldeias reconhecidas. E, ontem, eles mostraram que estão mesmo muito abusados. Kaingangs invadiram o PT de Curitiba e por lá permaneceram por 10 horas. Eles vieram de Mangueirinha, que fica aqui no sudoeste paranaense. Antigamente eu passava por ali sempre que ia para o Rio Grande do Sul, de automóvel. Agora, ficou mais fácil ir de avião e já faz um bom tempo que não passo por Mangueirinha.  Mas já naquele tempo, algumas pessoas me advertiam, porque eu costumava parar na beira da estrada, para comprar alguma coisa. Me diziam que era perigoso parar por ali.  
 
        No centro e no norte do País, a situação está ainda pior. Só no Mato Grosso do Sul há no momento 65 propriedades invadidas pelo indígenas, que queimam casas e plantações. E, aparentemente, ninguém pode fazer nada contra eles, "porque são índios".
         Em primeiro lugar, eu gostaria de saber qual é a atual situação real da vida indígena no Brasil. Há anos que se ouve dizer que "os índios são vagabundos, não gostam de trabalhar e só querem beber." Afinal, isso é verdade ?  O Governo precisa mostrar ao povo brasileiro como realmente vivem nossos índios.
         O que não se pode aceitar é que homens tenham o direito de sair por aí, invadindo e destruindo, só "porque são índios."
         Será que nossos índios estão manobrados por marginais brancos ?  Ou eles estão mesmo se organizando em grupos com tendência para o crime ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário