Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O religioso Jorge Mario Bergoglio

           A grande maioria da imprensa mundial noticiou que o cardeal Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome Francisco para homenagear São Francisco de Assis. Particularmente, acho que o pensamento dele estava voltado para São Francisco Xavier. Seu estilo evangelizador, mencionado no seu primeiro pronunciamento, deixa o religioso mais ligado a Santo Inácio de Loyola e a São Francisco Xavier. Vamos ver como ele vai explicar isto. 
          Mas o que mais merece destaque é o fato do novo papa ser um representante da Companhia de Jesus. Nunca tivemos, até aqui, um para jesuíta.

          
           Jorge Mario Bergoglio entrou para o sacerdócio em setembro de 1969. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e três anos depois foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Todos o que o conhecem costumam classificá-lo como um jesuíta austero, de tendência moderada, um homem tímido, de poucas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário