Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cirurgia improvisada salva idoso

      Aconteceu ontem, em Porto Alegre. Num almoço do Dia dos Pais, cerca de 80 clientes de uma churrascaria presenciaram cenas dramáticas. O empresário aposentado José Fernando Pires, de 81 anos, se engasgou com um pedaço da carne que estava comendo. Ele estava acompanhado pela esposa e pela filha, a química Maria Cristina Pires, que percebeu que seu pai estava ficando muito branco e com os lábios roxos. Ela levantou da mesa e disse bem alto: "Meu pai está passando mal. Tem alguém que possa ajudar ?"
       Acionado pelo dono do Restaurante e Churrascaria Santo Antonio, o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira, 64 anos, que também almoçava no local, tentou fazer Pires cuspir o alimento que o engasgava, mas não conseguiu. O homem já revirava os olhos e ia morrer, quando o cirugião pediu autorização para fazer uma traqueostomia. Desesperadas e em prantos, a mulher e a filha de Pires autorizaram.
       A partir daí, o que se viu foi emocionante. O médico deitou o paciente no chão, cortou cerca de dois centímetros do pescoço do idodo, com uma faca de serra, e usou uma caneta sem carga para deixar o ar passar. Pires reagiu e, ainda com a caneta no pescoço, foi levado para o Pronto Socorro, onde o pedaço de carne foi retirado, sem a necessidade de nova cirurgia.


        No começo da noite, já de volta do hospital, o empresário José Fernando Pires recebeu a visita do médico, para uma troca de abraços (foto).
       O proprietário Jorge Aita, disse que nos 77 anos de existência do restaurante, nunca se viu uma cena tão emocionante. Especialmente quando todos se levantaram e bateral palmas, enquanto o idoso era carregado para a ambulância, já reagindo graças a ação do cirurgião Luciano Bastos Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário