Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Arbitragem errou ou não errou ?

        Ouvi muitas opiniões sobre os lances polêmicos ocorridos na partida de ontem, em Curitiba. É claro que a maioria dos londrinenses acha que o Tubarão foi roubado ou coisa parecida. Mas procuro tomar algum cuidado para não ser injusto com quem quer que seja. Até porque já está ficando chato essa história de reclamar do juiz toda a vez que jogamos contra o Coritiba.
        Mas, em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o Londrina estava melhor em campo, até acontecer a expulsão de Thiago Santos. Acho que o Tubarão venceria a partida. Então, a decisão da arbitragem teve influência no resultado final do jogo. A expulsão foi justa ? Sim, foi justa, porque Thiago agrediu Tcheco, na cara do juiz. Se ele não expulsa, está desmoralizado. O que não foi justo é Tcheco não ter sido punido quando acertou Thiago Santos, segundos antes. E acertou mesmo. Se a partida tivesse sido paralizada ali, para que fosse aplicado um cartão amarelo ao jogador coxa, talvez nada tivesse acontecido. Afinal, além de atingir Thiago, o experiente Tcheco ainda se abaixou junto ao londrinense e disse alguma coisa a ele. Certamente, uma provocação. Tcheco é  malandro velho, e Thiago entrou na dele.
        Acho até que Tcheco armou tudo, porque ele já conhecia Thiago, ex-jogador do Coritiba. Sabe portanto que ele é "pavio curto". Aliás, já no primeiro tempo, Thiago deu um tapa em Lincoln, quando o camisa 9 do Coritiba tentou advertí-lo com o dedo erguido. E em outras duas ou três jogadas, o londrinense mostrou todo o seu nervosismo. Ele foi o maior culpado da expulsão e consequente derrota. Até merecia uma multinha.
           O lance chave do jogo foi esse da expulsão, porque o gol do zagueiro Fernando foi marcado de forma irregular. Fernando se apoiou com as duas mãos nos ombros de um curitibano. A imagem é clara. E o gol nascido de um escanteio, no segundo tempo, vai ser discutido até o fim do mundo, sem que se chegue a uma conclusão. Na cobrança de Ayrton, a bola fez uma curva, mas ninguém (ninguém mesmo) pode afirmar se o bandeirinha errou ou acertou ao afirmar que a bola ultrapassou a linha de fundo. Com as imagens que a TV coloca a nossa disposição, não dá para ver se ela saiu mesmo.  Já ouvi várias teorias sobre a curva da bola, todas absurdas. Não há como provar nada, e prevaleceu o que determinou o bandeira Bruno Boschilia.
           O mais importante é que tudo  o que aconteceu não esconda alguns erros cometidos pelos londrinenses. Tencatti jamais poderia ter deixado o meio aberto, sem colocar um  homem que fizesse a função que Thiago Santos vinha fazendo. Tanto que, quando Bruno entrou, já no meio do segundo tempo, o time melhorou e foi pra cima, mesmo com dez homens.  E Thiago Santos tem que ser punido por seu descontrole emocional. Ouço dizer que o Tubarão tem um (ou uma) psicólogo(a), que tem que conversar sério com Thiago. Talvez esta seja a razão de um jogador com o potencial que ele possui não estar jogando num grande time do Brasil.  No mais, é não abaixar a cabeça e tocar em frente. Depois de um começo de ano desastroso, o Londrina está no caminho certo.

2 comentários:

  1. A expulsão do Thiago foi um absurdo, coisa de arbitro que vem com predisposição de prejudicar um time.

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio;
    Como não poderia deixar de ser, embora morando no litoral, fui à Capital ver o nosso Tubarão.
    A respeito de suas observações aliás, sempre isentas e oportunas, quero lhe informar o seguinte:
    a) Deixando a tecnologia de lado ( RPC hoje ), porque o bandeirinha só levanta seu "instrumento de trabalho" após o frango do Vanderlei? Isso depois de abandonar a linha de fundo e ir mais em direção ao centro. Isso é visível em qualquer imagem da TV.
    b)E o primeiro gol? Ninguém fala nada! O jogador do LEC só esbarra no denfensor COXA após ter chutado ao gol. Qual é a falta?
    c) Deixando a paixão de lado. Não houve penalti claro contra o Tuba?
    Conclusão: Na minha humilde opinião o árbrito se não for mal intencionado, é incompetente e não pode pertencer aos quadros da FIFA. Muito menos o bandeirinha engenheiro, capaz de ver uma curva de frente para o lance. Ou não?
    Você é meu amigo, sempre foi isento e por isso mesmo respeitável. Sempre foi,é hoje e creio, será sempre. Mas, analise!

    Um forte e fraternal abraço

    João de Araujo

    ResponderExcluir