Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hoje faz 100 anos que nasceu Herivelto

            Se a ainda estivesse vivo, o cantor e compositor Herivelto Martins, um dos homens mais importantes da história da música popular brasileira, estaria completando 100 anos hoje. Ele nasceu no dia 30 de janeiro de 1912, no distrito de Rodeio, hoje o município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Sua vida foi cheia de sucessos, fracassos, brigas e, sobretudo de muita paixão. O Brasil inteiro conhece seu amor e suas brigas com a cantora Dalva de Oliveira. Os dois começaram juntos, integrando o famoso Trio de Ouro, ao lado de Nilo Chagas.
            Antes de entrar para a vida musical, Herivelto passou por grandes dificuldades financeiras, e se virou como barbeiro e palhaço de circo. Além do casamento com Dalva, sua grande paixão, casou-se outras duas vezes. Quando morreu, em 1992, aos 80 anos, deixou sete filhos. Entre eles, Pery Ribeiro que, na minha modesta opinião, está entre os cinco maiores cantores brasileiros. Uma pena que esteja esquecido pela mídia.
            Inspirado nas idas e vindas de sua relação com Dalva de Oliveira, Herivelto fez grandes canções, como Tudo Acabado, Errei Sim, Calúnia e Bom Dia.  Mas ele compôs também outras pérolas da canção popular, destacando-se Praça Onze, Isaura, Ave Maria do Morro e Segredo.  Impossível esquecer um compositor que criou tanta coisa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário