Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

As estatuetas mais famosas do mundo

           As célebres estatuetas do Oscar, pelas quais astros e estrelas do cinema brigam anualmente, são até hoje fabricadas artesanalmente num estabelecimento de Chicago. É assim desde 1982, quando a empresa R.S.Owens começou a fabricar troféus de luxo, como os Oscar, os MTVG  Music Awards e os Emmys. E a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood faz questão de conservar esse processo de fabricação artesanal, devido a sua qualidade.
          A China fabrica a maior parte dos troféus de hoje em dia, por um preço muito menor. Mas a Academia  quer evitar problemas que ocorreram com outros troféus. No ano passado, por exemplo, o "Globo de Ouro" ganho pelo ator norte-americano Robert De Niro, não pode ser levado  para a entrevista coletiva de imprensa, porque a estatueta perdeu a cabeça. "A parte de cima caiu", disse De Niro, todo sem jeito.
          A confecção de um Oscar é demorada e trabalhosa, começando com uma liga de metal derretido na forma de duas grandes gotas de água de estanho, e colocada delicadamente para esfriar. Depois, vem o corte de excessos e o polimento, que exigem 40 longas e delicadas horas de trabalho.
          Uma vez retiradas as imperfeições, a estatuetas (com a forma tão característica de um cavaleiro com o queixo quadrado, de peito largo onde apoia uma espada ) são mergulhados numa fusão de cobre, níquel, prata e ouro 24 quilates. Vem em seguida uma nova sessão de polimento e uma demão de laca. Finalmente, os troféus são dispostos com delicadeza, por mãos treinadas e enluvadas, sobre o seu pedestal maciço.
           No passado, um lote de 55 estatuetas do Oscar foi roubado, algumas semanas antes da festa de entrega. Mas a R.S Owens colocou seus empregados trabalhando dia e noite, para conseguir em apenas 10 dias realizar o trabalho que normalmente é feito em seis semanas. E outras estatuetas foram produzidas.
          Em 2012, o Oscar será entregue no dia 26 de fevereiro, em Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário