Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Uma experiência nova para os brasileiros

      A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) abriram hoje às 10 horas, no site oficial da Copa, as inscrições para quem quiser se candidatar a uma das 15 mil vagas para trabalhar na Copa de 2014 ou na Copa das Confederações de 2013. Poucos brasileiros viveram a experiência de atuar como voluntário num grande evento esportivo internacional.
        Nas competições (Copa e Olimpíadas) em que trabalhei como jornalista conheci pessoas do mundo inteiro que estavam nos locais como voluntários. Até mesmo brasileiros, que estavam lá fora, prestando serviços e conhecendo por dentro a complicada organização de eventos esportivos.
        Os voluntários não recebem nada, mas obtem uma grande experiência de vida. Um voluntário pode trabalhar como especialista, atendendo a áreas como imprensa, departamento médico ou serviço de idiomas (intérprete) ou generalista, que têm foco no atendimento ao público em geral. Quem define as tarefas de cada voluntário é o COL/Fifa. Os candidatos podem informar suas áreas de preferência, mas a seleção será feita conforme o perfil.
        O turno diário de trabalho é de até 10 horas, e a duração do trabalho é de no mínimo 20 dias a disposição da Fifa, que não vai pagar salário ou nenhuma ajuda de custo para hospedagem.  O COL vai apenas fornecer uniformes, deslocamento dentro das cidades para o local de trabalho e alimentação. O restante é bancado pelo próprio voluntário.
        Os interessados, no mínimo com 18 anos, devem faser suas inscrições pelo endereço eletrônico  http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers    O processo de seleção terá cinco fases:  inscrição no site, entrevistas, treinamento geral, treinamento específico e entrevistas específicas.  A foto abaixo mostra um grupo de voluntários que atuaram na Copa do Mundo da Africa do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário