Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Papagaios invadem o céu gaúcho

           Um fato curioso está sendo observado no Rio Grande do Sul. Os gaúchos adoram  um papagaio, e muita gente tem um exemplar em casa, geralmente em gaiolas. Eles são comprados no mercado clandestino e vêm do centro-oeste e do nordeste do País. É o chamado papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e nunca foram observados no interior do Rio Grande.
           Acontece que muitos papagaios foram fugindo. Outros foram abandonados por seus proprietários. Os bichinhos foram se agrupando e formaram uma verdadeira colônia, em Porto Alegre e em cidades próximas. Já é comum as pessoas assistirem a passagem de verdadeiros bandos pelos céus da Capital.

        Mas a situação começa a preocupar o IBAMA. Há receio de que as aves cheguem às regiões onde vivem espécies locais ameaçadas, como o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo. Eles vivem em áreas da serra e do noroeste do RGSul.
 

Um comentário:

  1. É mentira e sofisma que a origem é de soltura, o que está havendo é uma migração, e o Ibama está intervindo na natureza- uma lástima.
    Será que é preconceito por ser do Nordeste?

    ResponderExcluir