Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Viva os Campeonatos Estaduais !

        E ainda tem gente que fala e escreve pedindo o fim dos Campeonatos Estaduais. Não sei como é que alguém pode desprezar  a importância dos certames regionais para o futebol brasileiro. São eles que renovam o nosso futebol, revelando novos jogadores e provocando o crescimento de equipes pequenas do Interior.
        Vejam que domingo lindo tivemos ontem. Não com apenas uma partida reunindo um time do Rio e outro de São Paulo para decidir um certame nacional, mas com mais de quinze decisões agitando a maioria dos estados e os torcedores de todos os cantos do País. Pelo menos uns trinta clubes estiveram brigando com a mesma intenção: ser campeão.
          Tivemos ótimos campeonatos. Não foi o caso de São Paulo que, com sua mania de grandeza, não soube organizar um campeonato motivado. Optou por uma forma de disputa inadequada para esse tipo de competição. Mas os outros todos agradaram, com belas rendas e muita emoção.
            O nosso Campeonato Paranaense, por exemplo, foi muito bom. Prevaleceu a força da dupla Atletiba, mas tivemos bons times pelo Interior e especialmente muitas revelações. Até o fraco time do Londrina mostrou alguns bons jogadores, que amanhã ou depois provavelmente vão se destacar nacionalmente.
            Se os Campeonatos Estaduais forem um dia extintos, será um crime contra o futebol brasileiro. O certame nacional é muito importante, mas a emoção dos campeonatos regionais me toca muito mais forte. Que vivam para sempre os Estaduais !

Um comentário:

  1. Tanto é que voce tem razão, porque as grandes rivalidades existentes derivam dos estaduais, por exemplo: BA-VI, GRE-NAL, ATLE-TIBA, FLA-FLU, CORINTHINAS E PALMEIRAS, entre outros.

    TATO - 14/05/2012

    ResponderExcluir