Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campeonato Paranaense está pronto

           A  Federação Paranaense de Futebol agiu certo, esperando primeiro que o caso Paraná/Rio Branco fosse decidido para depois anunciar a tabela do Campeonato Estadual. Todo o esquema do certame está montado e pronto para começar no dia 22 de janeiro e terminar no dia 13 de maio. A fórmula é a melhor possível para um campeonato como o nosso : todos contra todos em turno e returno. O campeão do primeiro turno decide o título com o campeão do segundo, em duas partidas,  nos dias 6 e 13 de maio. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, ele será proclamado campeão paranaense de 2012 e não haverá decisão. Simplinho não é?
               É o melhor esquema. Um campeonato com pontos corridos seria um desastre. Com dois turnos, alguém pode crescer no meio da disputa e, com o returno começando com igualdade geral (todos com zero ponto) vai ficar muito mais emocionante. Se alguém achar que tem alguma coisa errada, que denuncie e reclame agora. Depois, não adianta chorar.
                No primeiro turno, o Londrina disputará 5 jogos em casa e 6 fora. No returno, a situação se inverterá, Então, teoricamente, o segundo turno oferecerá melhores chances ao Tubarão. A estréia será fora de casa, com o  Atlético, na Arena. No final do campeonato, os dois últimos colocados na somatória de pontos dos dois turnos, caem para a Segundona.
               O esquema de transmissão por TV Aberta também está definido: O Coritiba fará 8 jogos, o Atlético 7 e o Londrina 6 ( mais os confrontos com a dupla Atletiba, fora da Capital).
                Me agrada todo esse esquema que foi divulgado. Se Coritiba e Atlético colocaram a força máxima desde o início, tem tudo para ser um bom campeonato. E cabe aos clubes do Interior não se iludirem. Quem montar um time com bons jogadores poderá se sair bem, tanto técnica como financeiramente. E quem entrar em campo com um time meia-boca, já sabe que vai ter que brigar para não cair. E vai ter muitos problemas financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário