Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia do Rádio. Passei batido

           Ontem, dia 7 de Novembro, foi o Dia do Radialista. Embora tenha comigo um amplo material sobre o assunto, acabei "passando batido". Mas vou tentar me redimir hoje, homenageando a todos os amigos que fiz no rádio e lembrando um fato histórico que certamente poucos conhecem: a terceira emissora fundada no Brasil é da minha terra, de Pelotas. Lá está, cada vez mais forte, a Rádio Pelotense.
            Trabalhei também em jornal (por mais de 30 anos) e televisão (em quatro emissoras da cidade), mas devo mais da metade do que sei ao rádio. Como comentarista esportivo da Rádio Paiquerê de Londrina conheci uma boa parte da Europa e da América. Cobri competições importantes, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e outros eventos de grande porte. E até hoje tenho na memória a cobertura que fiz, ao lado do companheiro J.Mateus, da festa de inauguração da Praça Cidade de Londrina, na cidade de Guimarães, em Portugal, terra dos meus ancestrais.
              Também fiz boas coberturas nas rádios Tabajara (Copa de 94), Brasil Sul (Copa América e Eliminatórias), Londrina (minha primeira rádio), Difusora, Clube e Cruzeiro. Como se vê, passei grande parte da minha vida enfiado em estúdios de rádio. E sou muito grato por tudo isso.
           
  A primeira emissora de rádio do  Brasil foi fundada no dia 20 de abril de 1923, por Roquete Pinto: a Radio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. E a Rádio Pelotense surgiu apenas dois anos depois. Foi  a terceira do País. A mensagem inaugural foi lida no microfone da emissora pelo locutor Alberto Gomes, no dia 6 de junho de 1925. E lá está a Pelotense, até hoje, com estúdio no centro da cidade e parque técnico (transmissor de 10 Kw) na Praia do Laranjal. É por ela (via Internet) que ouço até hoje os jogos do Pelotas, do Brasil e do Farroupilha, times da minha cidade.
                 Gostaria de salientar um detalhe importante, que talvez tenha sido determinante para que eu passasse a data de ontem em branco. Culpa do Lula, que em 24 de julho de 2006 mudou o "Dia do Radialista", até então comemorado dia  21 de setembro. É que 7 de novembro foi o dia do nascimento do compositor e radialista Ary Barroso, figura marcante do rádio. Uma justa homenagem.
                  E para confirmar a importância do rádio na minha vida, registro um e-mail que recebi ainda hoje, do ouvinte que assina "Junior - Sunflex". Ele diz que me acompanha desde menino (hoje está com 27 anos), e recorda alguns lances, como uma briga que tive com o técnico de basquete Claudio Mortari, após o polêmico episódio da "cesta relâmpago", ocorrido no Moringão. Obrigado Junior, não posso voltar, como você gostaria, porque já tive meu tempo. Mas o rádio sempre estará ligado à minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário