Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de dezembro de 2011

O medo derrotou o Santos

             Quebrei a cara com o Santos. Acreditei que o Peixe pudesse jogar o seu futebol normal e apostei numa decisão equilibrada. Mas o que eu vi foi o time de Muricy Ramalho inteiramente descaracterizado, todo atrás, tremendo de  medo do Barcelona, que ficou a vontade em Yokohama. Os erros começaram na escalação. Ao colocar três zagueiros, Muricy enfraqueceu sensivelmente o meio, justamente o setor mais forte dos espanhois. Sem Elano, e com Henrique e Arouca fazendo um primeiro tempo muito ruim, os santistas se tornaram presa fácil para o adversário. Final: Barcelona 4 a 0, gols de Messi (2), Xavi e Fábregas.
              Uma coisa é certa, enquanto os outros times morrerem de medo, o Barcelona será o dono da bola. Não é só o Santos. Os outros times também têm mudado seu jeito de jogar quando enfrentam o Barça, que simplesmente toca passes complicados e espera a falha do adversário. Não vejo nada de mais nisto. O próprio técnico Guardiola, quando indagado por um brasileiro sobre o toque de bola de seu time, respondeu com ironia: "Quando eu era pequeno, meus avós me ensinaram que vocês brasileiros é que faziam isso, tocando a bola. E eu aprendi."
                Na verdade, fica todo mundo "babando" diante do Barcelona. O próprio comentarista da SporTV, Maurício Noriega, "babou" o jogo inteiro, chegando a dizer que o futebol do Barça "é o maior espetáculo da Terra". Um exagero atrás do outro. No dia em que algum time resolver esquecer o Barcelona e tratar de jogar o seu jogo, Guardiola e seus craques vão se atrapalhar.
                 O que eu não posso aceitar é que brasileiros se deslumbrem diante da forma de jogar dos espanhois. Parece que eles esqueceram as grandes equipes nacionais, como o Santos, o Botafogo, o Flamengo e as Seleções de 58, 62, 70 e 82.
                 Faltou coragem ao time do Santos, que tem vários jovens como principais estrelas. E o Barcelona, que é um bom time, tem uma estrutura experiente. Messi é jovem, mas já disputou duas Copas e está próximo de ser o melhor do mundo pela terceira vez. O nosso Neymar é só um menino que se assustou diante de tantos comentários de que é impossível derrotar o Barça.

3 comentários:

  1. No Brasil vocês da imprensa estariam criticando o Guardiola porque não joga com atacante chamado de centro avante, e tem mais com nossos gramados dá para fazer este toque de bola?
    Enfim, aqui um time ganha um campeonato e depois é desmontado porque os jogadores são muitos valorizados, caso contrario o time do Santos poderia contar com Robinho,Diego, Renato, Alex, Elano e com Neymar e Ganso entrando.

    ResponderExcluir
  2. ´Leitores desse conceituado blog, se o Barcelona fôsse imbatível,sensacionais, não teriam perdido duas copas do mundo na final.Culpado, sem dúvida é Muricy, treinador covarde, jogando recuado contra uma poderosa máquina de jogar futebol.Se, o Santos fôsse para cima,assustaria os espanhóis,porém recuar para esperar o ataque adversário é suicídio. Uma grande vitória para nós brasileiros, foram as palavras humildes de Neymar: não tivemos time para enfrentar essa máquina.Humildade,que sem dúvida fará, em um tempo curto, nylmar o maior jogador do mundo,futebol tem de sobra,humildade já adquirindo,experiência o tempo trará.Aí voltaremos a ter um futebol bonito,cheio de manha,gostoso de se vêr.O futebol,de hoje ,não tem mais lugar para "virgens" de estratégia!!!!. Hamilton Nassif (torci com muito orgulho pelo time brasileiro.)

    ResponderExcluir
  3. CORREÇÃO
    Por um de êrro ao teclar, onde se lê nylmar,digo NEYMAR.---- H.Nassif 18/12/11

    ResponderExcluir