Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um minuto de silêncio. Morreu Chimentão

             Cheguei a Londrina em dezembro de 1964. E logo no começo de 65 comecei a acompanhar de perto o futebol daqui. E o melhor árbitro da cidade era Genésio Chimentão. Não era fácil apitar naquele tempo. Volta e meia a gente via o delegado Buckowski (uma figura inesquecível com seus suspensórios segurando as calças) entrando em campo para botar a casa em ordem. Os árbitros eram agredidos mesmo, por jogadores e dirigentes, e não tinham a segurança que os apitadores de hoje têm. Mas nunca vi alguém agredir Chimentão.
             Nascido em Sertanópolis, morava em Londrina, onde morreu ontem à noite, aos 76 anos. Deve estar sendo sepultado agora (17 horas)no Parque das Oliveiras. Sua família é bastante conhecida na cidade.

                          Em foto de 2009, Genésio Chimentão, acompanhado pela esposa e por um neto

Ganésio atuou também como árbitro da CBD, nas décadas de 50 e 60. Em 1966, foi eleito "melhor árbitro do Paraná", por um jornal de Curitiba, a "Tribuna do Paraná". Nos últimos 10 anos de vida, seguiu acompanhando o futebol através do rádio e da televisão, e torcendo pelo Londrina e pelo São Paulo.

Um comentário:

  1. Fiquei sabendo atravéz de seu blog.Chimentão,foi uma figura muito querida, nos meios esportivos de nossa cidade. Uma perda para o nosso esporte.Trabalhou ,durante muitos anos,na firma da família:Irmãos Balan & Cia Ltda.Condolências aos seus.Que Deus o guarde.

    ResponderExcluir