Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de setembro de 2011

                                  Oscar continua mal educado

   A anunciada entrevista do ex-jogador de basquete Oscar ao radialista Rodrigo Linhares, hoje pela manhã na Rádio Paiquerê,  foi bem o que eu esperava. O homem meteu o pau na cidade, no técnico Enio Vecchi  e chegou a dizer que "Londrina fez muito pouco no basquete, nunca passou de oitavo colocado e o time até desapareceu do noticiário".
     Mal educado e arrogante é pouco para qualificar Oscar. Em 1996, em Atlanta (EUA), na cobertura dos Jogos Olímpicos, escrevi para a coluna que na época eu assinava na Folha de Londrina (Linha de Passe), que Oscar estava atrapalhando o  basquete brasileiro, roubando o lugar dos mais jovens e pouco realizando na quadra. Alguns londrinenses não gostaram da crítica e protestaram por cartas e telefonemas. Anos depois, muitos destes protestantes estavam no Moringão, vaiando Oscar, pelo seu comportamento irracional diante de árbitros, adversários e torcida. E aí entenderam a minha crítica.
      Ele sempre fala mal  de Londrina, porém quando foi chamado para fazer uma palestra na Semana do Empreendedor, em 2008, veio correndo para "faturar" por aqui. O companheiro de imprensa e amigo, Rogério Fischer,  que cobriu aquele evento, lembra com  muita razão: "Se Oscar tem tanta mágoa da cidade, não deveria ter vindo aqui para ganhar dinheiro, não é mesmo?"
      Para encerrar o assunto, deixo aqui a minha opinião sobre Oscar, que alguns insistem em chamar de "Pelé do basquete". Entendo que ele foi  o maior "cestinha" do País, o que marcou maior número de cestas. Era um ótimo jogador, mas  não o melhor tecnicamente. Não menciono nomes para não cometer injustiças, mas vários outros jogadores brasileiros foram mais completos do que Oscar. E mais: o basquete nacional só voltou a crescer depois que Oscar parou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário