Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 10 de março de 2013

Grande arrancada do Tubarão

      O Londrina conseguiu um grande resultado, hoje à tarde em Toledo, superando grandes adversidades e derrotando o time local por 1 a 0. O Toledo ainda estava invicto em seu reduto e sonha com muitos pontos no returno, para ainda tentar vaga na Série D e na Copa do Brasil. E teve tudo nas mãos, porque o Tubarão ficou sem Celsinho,  expulso logo aos 15 minutos, e jogou cerca de 65 minutos com apenas 10 jogadores.
 
     Mas os londrinenses mostraram muita raça, resistiram a pressão do "Porco" e ainda conseguiram chegar ao gol da vitória, marcado por Neilson(foto), aos 14' da fase final. Com  a vitória, o Tubarão superou o trauma da discutida derrota para o Coritiba e arrancou entre os líderes do segundo turno, ampliando inclusive a distância que o separa de seus rivais Arapongas, Operário e o próprio Toledo.
      Dois outros aspectos positivos: na próxima rodada, o Londrina recebe o Rio Branco  no Estádio do Café, e em seguida pega o "lanterna" Nacional, em Rolândia. Tem tudo para deslanchar no segundo turno.
      Nos outros jogos da primeira rodada do returno, estes foram os resultados: J.Malucelli 3 x Paranavaí 1, Rio Branco 1 x Atlético 2, Coritiba 1 x Operário 1, Nacional 0 x Paraná Clube 1 e Arapongas 1 x Cianorte 3.

De metrópole à cidade de jacus

    Quem lê a matéria publicada na página 4 do Jornal de Londrina, edição de hoje, fica convencido de que, depois de ser considerada uma grande metrópole, Londrina está se transformando numa "cidade de jacus".  A falta de estrutura mudou a imagem da nossa terra, que já não consegue realizar grandes eventos.
     A gota d'água foi o jogo de domingo passado, que levou 30 mil pessoas ao Estádio do Café. Foi um transtorno total nos mais variados aspectos. Pra começar, todo mundo deixou para se dirigir ao estádio na mesma hora. O povo daqui é folgado mesmo e acha que todo mundo está esperando a sua chegada para começar o espetáculo.
      Mas problemas têm sido observados em outros eventos. Cada show que se realiza em Londrina é problema certo. A desordem e os congestionamentos estão sempre presentes. E até a Exposição Feira, apontada como uma das maiores do País, enfrenta problemas enormes todos os anos. As previsões para a nova edição da festa que está chegando são as piores possíveis, no que diz respeito a trânsito, estacionamento e segurança.
      Já tivemos aqui a presença da Seleção Brasileira, sediamos Pré-Olimpico e tivemos jogos do Tubarão com mais de 50 mil torcedores no Estádio do Café. E tudo sem maiores dificuldades. Mas paramos muito tempo sem realizar grandes eventos e, pelo jeito, desaprendemos tudo. Viramos uma cidade de jacus. E agora, o que fazer ?

Cada louco com a sua mania

         Os irmãos Augusto e Gustavo Schlieper, de 31 e 34 anos, respectivamente, passaram quatro anos cruzando os mares, pelo mundo a fora. Eles são gaúchos de Canela e, ontem à noite, atracaram seu barco (que se chama Canela) no porto da cidade de Rio Grande. Percorreram 25 destinos, entre países e ilhas.
                  
 
        Chegaram bem, mas dizem que estão "meio perdidos" e precisando de "uma readaptação ao mundo terráqueo". Eles serão recebidos amanhã no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, onde começaram a carreira náutica.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

   
       O primo Apodi Dourado está postando no Facebook frases da série "Coisas que o Gaúcho fala". Tem ótimas sacadas

sábado, 9 de março de 2013

O medo supera a emoção

 

     Os bombeiros instalaram hoje a  chaminé,  pela qual  sairá a fumaça branca, quando os cardeais decidirem e tivermos um novo Papa. O ritual é fascinante, o mundo inteiro acompanha, com muita gente emocionada.
      Quando eu nasci, em 1941, o Papa era Pio XII, que assumiu em 1939 e ficou até 1958. Na casa em que fui criado, havia um quadro na parede, com uma benção de Pio XII, trazida do Vaticano por uma tia minha. Cresci vendo a carinha dele, toda vez que passava pela sala e olhava para a parede.
      Acompanhei depois a posse de mais cinco papas: João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI, que agora está nos deixando.   Sempre senti emoção, na hora das mudança.  Agora,  pela primeira vez, sinto uma imensa preocupação.   Percebo que a nossa Igreja está dividida e a cada dia os sinais de perigo são mais fortes.
       Esta semana, recebi um video que só aumentou os meus temores. Foi um video feito em Berlim, em 2011, mas que só agora circula pelo mundo, sei lá eu porque. Vemos um evento com a presença de Bento XVI, que cumprimentou todos os representantes e cardeais que ali estavam.  Mas acreditem: apenas uns poucos cardeais estenderam a mão ao Papa para retribuir o cumprimento, colocando  o Sumo Pontífice numa posição constrangedora. A maioria, ao perceber que o Papa o cumprimentaria, retirava a mão, deixando o pobre velhinho de mão abanando. Uma cena fortíssima, que nos mostra bem como está o alto comando da nossa Igreja.
 
                               
 
         Fala-se até na possibilidade de que um brasileiro venha a ser eleito Papa. Sinceramente, eu não gostaria que isto se confirmasse. O escolhido vai enfrentar um clima conturbado. Imagine se ele for um homem que vem do outro lado do mundo, sem uma maior convivência com os que habitam o Vaticano.
          O jeito é rezar mais do que nunca, para que desta vez Deus se meta pra valer nesta eleição. E que o Espírito Santo ilumine estas pessoas comuns que estarão investidas de tanto poder. Se a escolha for errada, acho que o "Homem" vai ter que descer novamente para dar um jeito no mundo.
      

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Que coisa linda esta postagem feita pela minha querida sobrinha Stela Vasconcellos, lá de Bagé-RS. Não consegui contar todos cachorrinhos, Cheguei nos 18 ou 19. Acho que é por aí. É a nossa "pérola" de hoje.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bruno ainda vai jogar futebol


       Fiquei acordado até às três da manhã, para acompanhar o desfecho do "caso Bruno". E depois ainda perdi mais um tempo de sono, pensando no futuro do ex-goleiro do Flamengo, que foi condenado a 22 anos e 3 meses, mas apenas 17 anos e 6 meses em regime fechado.  A prisão preventiva (2 anos e 9 meses) será descontada, além de outros benefícios que Bruno conseguirá, por dias trabalhados na cadeia e bom comportamento. Para cada 3 dias trabalhados, será diminuido 1 dia da pena. 
                                
 
       Levando-se em conta tudo isto, a pena cairá consideravelmente. E daqui a três anos, Bruno estará no regime semiaberto. Estará então com 32 anos. Mais um pouco, com os inúmeros recursos e e reduções que existem, é provável  que aos 35 anos esteja livre para retornar ao futebol. Uma idade boa para goleiro, considerando que Rogério Ceni e Dida estão jogando aos 40 anos.  Desta forma, podem se preparar, porque certamente aparecerá um clube para contratar Bruno. E o jogo de estréia dele será com "casa cheia".  O povo gosta destas coisas. E ainda vai aplaudir o "cara".

Vocês vão deixar os árbitros malucos !

       Alguns são-paulinos de Londrina estão furiosos,  porque o arbitro marcou penalti contra o Tricolor, ontem à noite no Pacaembu, num lance que, segundo os reclamantes, teria sido de suposta "bola na mão".  Mas o curioso é que no domingo passado eles também ficaram furiosos, aqui no Estádio do Café, porque o árbitro não marcou três penaltis para o Tubarão contra o Coritiba, em lances semelhantes. Afinal, é pra marcar ou não é ?
       Convenhamos: é muito difícil ser juiz de futebol.

Dia Internacional da Mulher

     

              Não tem como deixar de homenagear nossas mulheres no dia 8 de março. Na verdade, deveríamos homenageá-las todos os dias, pelo que representam na nossa vida. Nossas mães, nossas esposas, nossas filhas, todas elas merecem o amor que uma rosa consegue retratar. Um beijo pra todas elas.  

"Pérolas" que Facebook nos traz


       É demais esta mensagem postada no Facebook pela amiga Andréa Gelonezi Gil. O que ontem foi, provavelmente hoje já não é. Mas o que será amanhã ?  

quinta-feira, 7 de março de 2013

Tijuana quebra série invicta do Timão

         O Corinthians não jogou mal, mas perdeu no México por 1 a 0 e viu quebrado o sonho de igualar o recorde de invencibilidade na Copa Libertadores, que continua pertencendo ao Sporting Cristal, do Peru, com 17 jogos sem derrota, estabelecido na década de 60.  O Timão estava sem perder a 16 partidas, mas foi derrotado com justiça pelo Tijuana, que tem o melhor aproveitamento desta Copa até aqui: 100% com três vitórias em três jogos, seis gols marcados e nenhum sofrido.


        A desculpa é o gramado sintético. Os brasileiros sempre têm uma de desculpa para as derrotas. Um dia é a altitude, no outro são as arbitragens e agora o gramado sintético. Tudo papo furado. O que aconteceu é que, mesmo jogando bem, o Corinthians foi inferior ao time da Baixa Califórnia, que mostrou alguns jogadores sensacionais, com o armador Arce, o atacante Riascos (o melhor de todos) e Martinez,  um clone do nosso Neymar,  que mostrou até algumas vantagens, como não se jogar no chão a toda hora. Faz tempo que não vejo Neymar jogar o que Martinez jogou ontem.
      

Fiel na Bolívia; Mancha na Argentina

          A torcida brasileira está mesmo uma "beleza". Parece que as "organizadas" estão abrindo representações  internacionais. Agora temos cinco corinthianos presos em Oruro, na Bolívia, e dois palmeirenses presos em Buenos Aires.
          Os palmeirenses da Mancha Alviverde resolveram cobrar os jogadores no aeroporto argentino, depois de mais um fiasco na Libertadores. O Verdão perdeu para o time misto do Tigre, por 1 a 0, e os torcedores bagunceiros entraram em atrito, especialmente  com Valdívia e Wesley. O chileno "pipocou" e se escondeu no banheiro. Houve confusão e um vidro estilhaçado acabou fazendo um corte na cabeça do goleiro Fernando Prass. O "Lance" mostrou foto do goleiro sendo atendido.

                                                                                            Foto Lance                                                  
             A delegação palmeirense chegou a São Paulo no começo da tarde. O contato com a imprensa foi evitado. A crise é cada vez maior no clube. O time teve até algumas chances no jogo, mas se acovardou no final, começou a fezer cera e acabou tomando um gol na última bola do jogo.  

"Pérolas" que o Facebook nos traz


         Linda a mensagem postada pela querida amiga Camila Menezes. Vendo isso, chegou a uma conclusão: eu também posso !

quarta-feira, 6 de março de 2013

O adeus a Hugo Chávez


        A Venezuela é um mar de tristeza. Um longo e lento cortejo fúnebre tomou hoje as ruas de Caracas, levando o corpo do presidente Hugo Chávez para o saguão da Academia Militar, onde será velado até sexta-feira, dia marcado para o sepultamento, certamente com a presença de muitas autoridades internacionais.
        O governo determinou sete dias de luto oficial. Os meios de transporte não vão cobrar passagem até sábado, segundo informou a TV Estatal. O caixão com o corpo de Chavez está coberto com a bandeira venezuelana, e o Hino Nacional toca a cada 15 minutos.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


       A postagem escolhida de hoje feita pelo companheiro Marcio Miranda. É incrível como as mensagens do Facebook atingem as mais variadas áreas. E pegam pra valer