Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

  O mundo se comove
com o drama tailandês



                      O mundo inteiro se comove com o drama dos meninos que estão presos numa caverna, na Tailândia. A luta agora é contra o tempo, para salvar estas vidas. Equipes de emergência examinam nesta quinta-feira as opções para resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol que já estão presos há 12 dias em uma caverna inundada, diante do risco de aumento do nível da água com a previsão de retorno da chuva.

                “Nossa maior preocupação é a meteorologia. Estamos em uma corrida contra o tempo, agora estamos em uma corrida contra a água”- declarou Narongsak Osotthakorn, governador da província de Chiang Rai e que também comanda a célula de crise.
                Os socorristas tentam reduzir o nível da água de forma suficiente para que as crianças não precisem mergulhar ou que tenham que mergulhar por pouco tempo.
              “Esta manhã preparamos os 13 equipamentos de mergulho para poder fazer o resgate de maneira urgente”- disse Osotthakorn.
                Mas o governador recordou que um mergulhador experiente precisa de 11 horas para ir e voltar do local onde estão as crianças: seis horas na ida e cinco horas na volta, aproveitando a corrente.
                A volta da chuva, prevista para  amanhã (sexta-feira), na temporada de monções, poderia precipitar a operação de resgate, pois existe o risco de que as tempestades inundem a caverna.
              “Escutei que vai chover de novo. Estou muito preocupada”- afirmou à AFP Sunida Wongsukchan, parente de um dos meninos presos na caverna. Na área reservada às famílias, a inquietação é cada vez maior.
               As chuvas torrenciais bloquearam os jovens na caverna no dia 23 de junho, depois que o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local após o treinamento de futebol com seu técnico, que tem 25 anos.
                Os parentes dos meninos citaram uma possível festa de aniversário para um dos jovens, que completou 16 anos no dia 23.          
                “Calculamos o tempo que nos resta, em horas e em dia, no caso de chuva e de que água invada a caverna”, explicou Osotthakorn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário