Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de outubro de 2017

Por que aqui em Londrina
 não existe esse trabalho ?


                                                                                           (Tribuna do Paraná)
 

                         O Sescap-PR está realizando mais uma edição da campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico (E-Lixo) neste sábado, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O objetivo é dar uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente, a todo resíduo proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. E eu fico me perguntando: porque em Londrina não existe esse trabalho ?

               Esta iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem apoio do Instituto Lixo Zero Brasil e do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios). A campanha surgiu em 2011 para atender a demanda das empresas representadas pelo Sescap-PR, que são grandes geradoras de lixo eletrônico e, com a forte adesão da população, passou a ser realizada em praça pública.

          Desde 2011, quando ocorreu a primeira edição da campanha do Sescap-PR, foram recolhidos 422.534 quilos de materiais recicláveis nas cidades de Arapongas, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo, Umuarama e Sabáudia.
              Pode ser descartado todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros. 
               Na Capital, o material coletado é entregue à Recicla Eletrônicos, que possui licença ambiental para fazer o processamento completo dos resíduos.
                 Mas s campanha NÃO recolhe lixo hospitalar, pilhas e lâmpadas, cujo manuseio demanda cuidados especiais.
                 Vale lembrar que os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.


                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário