Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de outubro de 2017

E o "pau quebrou" de novo
  no bairro boêmio de POA


                   Na semana passada, comentei aqui sobre as brigas que andam acontecendo na Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre. Pois nesta última madrugas, mais duas pessoas ficaram feridas após uma confusão entre frequentadores do local.  O confronto ocorreu na Rua João Alfredo, próximo à Rua Luiz Afonso, pouco antes das 4 horas da madrugada.  Segundo testemunhas, várias garrafas foram arremessadas durante a confusão. E um dos feridos chegou a ser socorrido pelo Samu.  A Brigada Militar foi acionada, mas, quando chegou ao local, a confusão já havia terminado. Ninguém foi preso. A motivação do confronto é desconhecida pelos policiais. 

           
                Fim de noite. Os brigões já foram dormir e começa a limpeza da rua João Alfredo

     Na manhã deste sábado, a reportagem da Rádio Gaúcha e do jornal ZeroHora percorreu a  rua João Alfredo para ouvir os relatos dos moradores sobre a situação. Isadora Machado, de 31 anos, mora em um dos prédios da região e diz que fica incomodada com o intenso barulho gerado pelos frequentadores do local. "Já começa desde quinta-feira e vai até domingo. Tem funk na frente dos prédios, gritaria e briga. Tá cheio de garrafa quebrada. A gente não vê problema em quem está nos bares. O problema é essa chinelagem incomodando os moradores. Eu tenho criança pequena e ela acorda de madrugada e não consegue dormir mais" — disse.   A reportagem percorreu a região e constatou muitos cacos de vidro espalhados. 

                    A cabeleireira Mônica Bargan, de 55 anos, disse que se sente acuada por conta da aglomeração de pessoas. Moradora da João Alfredo desde 2012, ela disse que os problemas de barulho se intensificaram nos últimos três anos. Sabendo da confusão da última madrugada, ela prevê que na noite deste sábado também terá dificuldades para dormir.  "Será mais uma noite de tensão. E muito barulho. Eu não saio para a rua por causa dos assaltos ou da bagunça. Pode vir uma pedra ou uma garrafada". — ponderou. 
            Desde o início do ano a João Alfredo, conhecido ponto boêmio em Porto Alegre, passou a concentrar episódios de tensão. Por pelo menos duas vezes, a polícia dispersou frequentadores, que costumam ocupar toda a rua nas madrugadas de sexta e sábado. De um lado, boêmios defendem o direito de permanecer na via sem entrarem nos bares. De outro, moradores reclamam da impossibilidade de dormir com o barulho e as frequentes confusões. A Brigada Militar vem fazendo operações mais constantes — o comandante responsável pelo policiamento disse que "os resultados virão com o tempo".
Na prefeitura, há um grupo de trabalho que integra moradores, donos de bares, polícia e funcionários públicos para discutir soluções. Um decreto deve ser apresentado nas próximas semanas para tentar pacificar a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário