Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

   Jovem advogado gaúcho
é esfaqueado em NovaYork


                     O advogado gaúcho Mateus Martins Machado, 23 anos, entrou para as estatísticas da polícia de Nova York. No último domingo (3), poucas horas após chegar aos Estados Unidos, o brasileiro foi esfaqueado enquanto caminhava no entorno do Central Park, um dos principais cartões postais da cidade. O agressor, ainda não identificado, desferiu uma facada nas costas do jovem, que foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade. O suspeito não disse nada antes do ataque e fugiu sem levar nada do brasileiro.

                      A mãe de Machado, a também advogada Solange Martins, 55 anos, disse que o filho segue internado e seu estado de saúde é estável. Solange informou que o jovem não precisou passar por cirurgia, mas os médicos não o liberaram por medidas de precaução.
   "Falei agora pouco (tarde desta terça-feira) com o Mateus. Ele está bem. Está recebendo toda a assistência. Agora,  está realizando exames e em repouso sob cuidados dos médicos. Tem uma amiga minha que mora nos Estados Unidos, que é quase uma irmã, cuidando dele também."
         Machado nasceu em Porto Alegre, mas foi criado em Taquara, no Vale do Paranhana, terra natal de sua mãe. Ele retornou a Porto Alegre para cursar direito na PUC-RS e reside na Capital há cinco anos. Atualmente, faz mestrado em Direito.
               O brasileiro estava em Nova York esperando uma conexão para Roma, na Itália. Da capital italiana, o brasileiro seguiria para Braga, em Portugal, onde apresentaria artigo jurídico em um congresso internacional de Direito. No breve período em Nova York, Machado aproveitou para passear pela Big Apple enquanto esperava o horário do novo embarque. Segundo Solange, o filho foi atacado instantes após tirar uma foto em frente à Trump International Hotel and Tower New York:  " Ele me disse que fez uma fotografia. Colocou o celular no bolso, deu uns cinco passos e veio um cara e fincou a faca nele. Depois de dar a facada, o homem correu e fugiu do local."
             Um homem que trabalhava em um food truck e policiais que estavam próximos ao local do ataque ajudaram nos primeiros socorros a Machado. Até o momento, o suspeito não foi detido e nem identificado pelas autoridades.
             O  setor de comunicação da Polícia de Nova York informou que divulga apenas o nome de vítimas mortas em casos de violência. No entanto, o órgão confirmou que um homem de 23 anos foi agredido nas proximidades do Central Park por volta das 13h23m de domingo (horário local).  "A investigação está em curso. Até o momento, ninguém foi preso. Suspeito é descrito como um homem branco" - informou o órgão via e-mail.
Mesmo sabendo que Machado está bem e não corre risco de vida, Solange diz que está angustiada com a situação e que gostaria de estar ao lado do filho neste momento:
— A situação é muito angustiante. Só vou sossegar meu coração quando eu conseguir abraçar ele e ver que ele está totalmente fora de perigo e está comigo, disse a advogada, que também tem uma filha de 27 anos.
                      Ontem,  Mateus fez um post em sua conta no Facebook para tranquilizar amigos e familiares:   "Não virei estatística no Brasil, mas virei notícia internacional! Pessoal, está tudo bem comigo, não corro risco de morte, apenas sigo internado por questões de protocolo norte-americano"- escreveu.
                Em razão do incidente, Machado não vai mais participar do evento em Portugal. Após receber alta, ele deverá permanecer mais alguns dias em Nova York para colaborar com eventuais pedidos da polícia, segundo Solange. A expectativa é de que ele retorne ao Brasil até o fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário