Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 7 de outubro de 2017

Foi uma noite de terror, mesmo !




              Deu até medo. Eram mais ou menos meia-noite quando o temporal chegou a Londrina, espelhando relâmpagos, trovões e muitos raios. Muitos mesmo. Há muito tempo eu não via tantos raios seguidos. E o fenômeno atingiu praticamente todo o Paraná.

                 Na região de Londrina, o temporal  desta madrugada veio acompanhado de descargas atmosféricas e provocou queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica. Equipes da Copel foram acionadas ainda antes da chuva, com base em informações do Instituto Tecnológico Simepar, e desde então trabalham para recompor o sistema elétrico nos pontos danificados.
                Pelo menos 14 mil imóveis chegaram a ficar sem energia no início da manhã. Neste momento, muitos ainda permanecem desligadas. O temporal também foi intenso na região de Cornélio Procópio. A recomposição já foi iniciada e prossegue para atendimento de 3.190 domicílios que estão sem energia. Já o município de Santa Mariana ficou completamente sem luz, pois tanto a fonte principal quanto a alternativa de abastecimento sofreram danos com o temporal. A Copel atende no município 5.100 ligações. Uraí e Pinhalão têm cerca de 40% dos domicílios sem energia, respectivamente 2.600 e 1.150.

               Para garantir a segurança da população, a Copel reforça a orientação de manter distância de cabos que tenham sido rompidos pelo temporal na rede elétrica. A comunicação da falta de luz pode ser feita pelo telefone 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com e por SMS gratuito, enviando as letras “SL” (de “sem luz”) e o número da unidade consumidora que consta em destaque na conta de luz, para o número 28593. Para dispositivos móveis com acesso à internet, está disponível a instalação gratuita do aplicativo Copel Mobile.
         Mas chuvas fortes também foram registradas em Curitiba entre a noite da sexta-feira e a madrugada de sábado, causando alguns transtornos na cidade, inclusive uma grande árvore caída na Rua Pedro Artur Zanlorenzi, no Campo Comprido.
Além da queda de árvore, a prefeitura registrou ainda dois semáforos com problemas em seu funcionamento. 

                O temporal que atingiu o Estado entre esta sexta-feira e sábado também causou estrado em cidades do interior.

                 

                     Há registro de pelo menos três cidades em que os ventos fortes, de até 50 km/h, e alguns relatos de chuva de granizo começam a aparecer para a Defesa Civil.
         Os ventos fortes fizeram com que a cobertura de uma lanchonete em Guarapuava, às margens da BR-277, fossem retiradas de cima da construção, e foram espalhadas pelo entorno. Ninguém se feriu.
             Em Iretama, na região central do Paraná, e em Saudade do Iguaçu, região Sudoeste, a Defesa Civil recebeu ocorrências de destelhamento de casas. Apesar dos incidentes, não há registro de feridos nas duas cidades.
                 Além disso, há relatos de chuvas de granizo em Curitiba, principalmente vindos da região mais ao sul da capital. A Defesa Civil, porém, não registrou qualquer ocorrência em relação ao fenômeno na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário