Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

TERRORISMO
Hoje foi a vez do Irã



                     Homens armados fizeram dois ataques simultâneos em Teerã, capital do Irã, na manhã desta quarta-feira. Doze pessoas morreram no Parlamento e no Mausoléu do Aiatolá Khomeini, segundo o chefe do serviço de urgências. A mídia estatal afirma que outras 42 pessoas ficaram feridas.    

             O Estado Islâmico reivindicou as ações. Para o governo iraniano, Arábia Saudita (aliada dos EUA) está por trás do ataque. Na tarde desta quarta, a mídia estatal do Irã anunciou a prisão de cinco suspeitos de conexão com os ataques.
                O Parlamento iraniano foi invadido pela entrada principal por um grupo de homens armados com rifles Kalashnikov por volta das 10 horas no horário local (3 horas de Brasília), quando era realizada uma sessão. Os terroristas, que estavam vestidos com roupas femininas, dispararam contra os seguranças. Quatro pessoas foram mantidas reféns nos andares mais altos do edifício.
                 O ministro do interior iraniano, Mohammad Hossein Zolfaghari, afirmou que um dos terroristas foi morto pelos seguranças e outro morreu após detonar seu colete explosivo.
                 As agências de notícias Fars e Tasnim informaram, cerca de cinco horas após a invasão, que quatro terroristas que permaneciam no Parlamento foram mortos pelas forças de segurança, dando fim à ação. A agência iraniana Tasnim informou que sete pessoas foram mortas pelos terroristas.

             O Estado Islâmico divulgou um vídeo que mostra um homem baleado dentro do Parlamento e o barulho dos disparos. O grupo afirmou ainda, em um comunicado citado pela agência Reuters, que "não vai perder nenhuma chance" de realizar novos ataques no Irã.

          Já no mausoléu do Aiatolá Khomeini, a cerca de 25 km ao sul do parlamento, "três ou quatro" terroristas entraram pelo acesso oeste do edifício e abriram fogo. Eles mataram um jardineiro e feriram várias pessoas, de acordo com o relato de um funcionário à AFP. Dois agressores - um deles uma mulher - detonaram cargas explosivas do lado de fora do monumento, segundo as agências de notícias.

            Essa é a primeira vez o Estado Islâmico, que é um grupo sunita, reivindica um ataque no Irã, que é um país de maioria xiita, de acordo com a Associated Press. O grupo extremista está em guerra com as forças apoiadas pelo Irã na Síria e no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário