Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017
Um pouco da história
 da nossa maior festa 



                         O Carnaval é considerado uma das maiores e mais populares festas do mundo. No Brasil a comemoração se deu com os portugueses. 

                         No século 19, as classes mais ricas, influenciadas pelos europeus, aderiram a brincadeira dentro de grandes salões, onde os foliões usavam máscaras e fantasias. Personagens como a Colombina, o Pierrô e Rei Momo também foram incorporados ao Carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia. 

                         Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos" surgiram no final do século XIX, onde as sociedades carnavalescas tentavam reproduzir as características dos carnavais mais sofisticados, como o da Cidade de Nice, localizada no Sul da França. A popularização dos corsos se deu quando as pessoas começaram a se fantasiar e decorar seus carros e em grupos desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos, típicos das Escolas de Samba atuais. 

                           Com o tempo, o Carnaval foi crescendo e tornando-se uma festa típica brasileira. O que impulsionou o crescimento da festa foram as marchinhas carnavalescas. As principais marchinhas foram: “Ó Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga; “Cabelereira do Zezé”, de João Roberto Kelly e Roberto Faissa; “Mamãe Eu Quero”, de Jararaca e Vicente Paiva, entre outras. 
                             A primeira Escola de Samba surgiu no Rio de Janeiro com o nome de Deixa Falar, fundada pelo sambista Ismael Silva. Anos mais tarde, a "Deixa Falar" tornou-se a Escola de Samba Estácio de Sá. E depois do surgimento das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo o carnaval ganhou novos aspectos, com desfiles de proporções mundiais, regados com muito samba, folia e diversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário