Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Afinal, quem matou Kim Jong-nam ?

                           Imagem de câmera de segurança mostra Kim Jong-nam (de terno claro) falando com seguranças após ter sofrido ataque, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia


                      Determinar qual veneno foi responsável pela morte de Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, em um aeroporto movimentado tem se mostrado difícil para as autoridades da Malásia. Os resultados da autópsia ainda não foram concluídos.

                   Jong-nam não sofreu um ataque cardíaco e não tem marcas de perfuração no corpo, como a de uma agulha, disse Noor Hisham Abdullah, vice-ministro da Saúde, nesta terça-feira (21). Abdullah não descarta a hipótese de envenenamento como uma possível causa da morte. "Nós temos que confirmar com relatórios laboratoriais antes de fazer qualquer comentário conclusivo" - disse.
                  Abdullah acrescentou que amostras médicas foram enviadas para especialistas para análise. No entanto, Rahmat Awang, diretor do Centro Nacional de Tóxicos da Malásia, em Penang, disse que ele ainda não recebeu as amostras. Awang disse que, em casos mais complexos, amostras são enviadas para ele e para laboratórios no exterior.
                          Identificar uma amostra de veneno é particularmente desafiador, especialmente se uma amostra mínima foi usada e ela não penetrou nas células de gordura do tecido da vítima. Se a toxina apenas entrou na corrente sanguínea, ela pode deixar o corpo rapidamente. E se a substância for encontrada, ela tem que combinar com os sintomas apresentados por Kim Jong-nam antes de sua morte.
Quanto mais específico é o veneno, mais difícil é identificá-lo.
                  "Nosso laboratório, por exemplo, identifica os elementos químicos tradicionais" - disse Awang. "Se a substância envolvida é uma que nós não observamos com frequência, a tendência é que nós não sejamos capaz de detectá-la".
Laboratórios com equipamentos mais sofisticados estão no Japão e no FBI, nos EUA.
                    O caso tem provocado perplexidade entre os toxicologistas forenses que estudam assassinato por envenenamento. Eles dizem que o ataque ao aeroporto é um dos casos mais bizarros já relatados. Eles se perguntam como duas mulheres puderam escapar sem ferimentos após manipular um agente tão potente a ponto de matar Kim Jong-nam antes que ele chegasse ao hospital.
                      Algum tipo de agente nervoso foi sugerido como um possível veneno usado. Um forte opioide poderia ser liquefeito e teria capacidade de incapacitar a vítima imediatamente. No entanto, câmeras de segurança do aeroporto mostram Jong-nam caminhando calmamente até o posto de saúde do aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário