Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de maio de 2016

Os 50 Anos do MPB4




                        Para comemorar os seus marcantes 50 anos de trajetória, o grupo MPB4 está lançando pelo Selo Sesc um álbum de músicas inéditas, encomendadas para a ocasião. O encarte do disco "MPB4 50 anos - O sonho, a vida, a roda viva!" traz texto de Aquiles Reis em homenagem ao amigo e parceiro Magro Waghabi, morto em 2012, para o qual o grupo dedica o disco. Os shows de lançamento acontecerão em Porto Alegre, no Sesc Vila Mariana, de sexta à domingo da próxima semana.
             Composto por 13 faixas, o CD conta com a assinatura de conhecidos parceiros como João Bosco, Paulo César Pinheiro, a dupla Kleiton e Kledir, Vitor Ramil, Guinga e Mario Adnet - além de novos compositores como Breno Ruiz e Thiago Amud. “O disco é uma vitrine de ritmos, com sonoridades diversas que somente as quatro vozes do MPB4 poderiam nos apresentar”, ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, destacando a importância do registro. “Não é sempre que podemos comemorar os 50 anos de um grupo que faz parte da nossa memória afetiva e musical. Ainda mais quando esta comemoração aponta para novos caminhos.”
                Aquiles Reis relata a concepção do trabalho. “O disco foi tomando forma durante um ano de trabalho em ensaios semanais. Convidamos Gilson Peranzzetta como arranjador. Miltinho e Paulo Malagutti estão nos arranjos vocais. Nós o dedicamos para Magro porque queremos que a música do MPB4 esteja sempre ao seu lado.”
                 De acordo com o jornalista e crítico musical Hugo Sukman, a obra do MPB4 dá voz à tão rica música popular brasileira. “Seja revelando o compositor mais novo ou repaginando uma canção clássica, há 50 anos o MPB4 faz jus ao nome e, assim, nos serve de baliza: o que ele canta, o que seus quatro cantores escolhem para harmonizar com suas vozes, nos indica o que seja a tal da grandiosa e muitas vezes indefinível MPB, a rica música popular de um país musical” - explica Sukman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário