Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

        "N O I T E S    T R A I Ç O E I R A S"

                     com o P a d r e  A n t o n i o  M a r i a

                      

 

                 Surge hoje uma escolha bem diferente das que tem aparecido na série "Canções Que Ficam Pra Sempre". A ótima amiga Maria Souza Landim (foto), que além de amiga é sogra da minha filha Camila,  sugeriu uma maravilhosa canção de fundo religioso, com a qual o padre MARCELO ROSSI vendeu cerca de dois milhões de cópias. 
 Mas há uma dúvida que rola inclusive na Justiça, quanto à autoria de "NOITES TRAIÇOEIRAS", este verdadeiro poema musical, que mostramos no vídeo acima, interpretada por outro grande nome da musica religiosa, o querido PADRE ANTONIO MARIA.  Curtam que beleza.


               N O I T E S    T R A I Ç O E I R A S

Deus está aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
Entregue sua vida e seus problemas
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o teu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Após a dor vem a alegria
Pois Deus é amor e não te deixará sofrer
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o seu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo

 

                           Padre Antônio Maria  (foto acima) é o nome adotado por Antônio Moreira Borges, nascido no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1945.  Ele é um sacerdote católico e cantor brasileiro, tendo se apresentado em duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, bem como realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II.   Celebrou o casamento de Alexandre Pires e do casal Angélica e Luciano Huck. Celebrou também com muita balação no dia 27 de fevereiro de 20025 o casamento , no luxuoso palácio de Chantilly, França, de Ronaldo Fenômeno e Cicarelli, união esta que durou apenas 3 meses.
 
A complicada disputa pela Autoria
 
 
 
Na verdade, em 2008, o Padre Marcelo Rossi gravou e vendeu milhares de cópias da canção "Noites Traiçoeiras", com  o Brasil inteiro acreditando que ele fosse o autor.  Mas em 1911 surgiu a notícia de que a Associação Brasileira de Música e Artes havia reconhecido que a cantora piauiense Marinalva Santos (foto), 39 anos, era a autora da “Noites Traiçoeiras” gravada em 2008 pelo padre Marcelo Rossi. A partir de então, os direitos autorais da música passaram a ser oficialmente dela, que é fiel da Assembleia de Deus.
 
Marinalva conseguiu provar que a música era sua, graças a um CD que tinha gravado em 2001. Nesse mesmo ano, o cantor acreano Marcelo Leite também fez uma gravação com a autorização dela. A evangélica disse ter composto a música em 1999, em parceira com Vânia Nunes, sob a inspiração de um salmo. O nome que  deu à música originalmente foi “Deus te quer sorrindo”.
 
          Em 17 de julho de 2011,   Padre Marcelo negou que tivesse se apropriado da música, a qual ele tinha comprado de um compositor cujo nome não revelou. “Noites Traiçoeiras” foi gravada como sendo de sua autoria e do padre Reginaldo Manzotti.

        Marinalva e o pastor Francisco Felipe Cordeiro, seu marido, estavam reivindicando a autoria da música por intermédio da associação. Ela informou ter recebido do padre uma proposta de pagamento, mas recusou, preferindo manter a reivindicação pelos direitos autorais. Não houve  informação sobre quanto a evangélica pretendia receber do padre.
 
 
   Mas  a disputa pela música "Noites Traiçoeiras", que virou sucesso nacional cantada por Padre Marcelo Rossi, ainda ganhou um novo capítulo, com um novo personagem.  Os direitos também estavam sendo reivindicados desde 2006 por José Carlos Papae, em processo que tramitou na Justiça do Rio de Janeiro.
 
    E no dia 15 de janeiro de 2015, a juíza Beatriz Prestes Pantoja, da 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro, deu liminar concedendo indenização de R$ 10 mil a um músico carioca por plágio na canção “Noites Traiçoeiras”. A magistrada reconhece que a música, que se popularizou na voz de padre Marcelo Rossi, é de autoria do músico de Teresópolis, José Carlos Papae, 53 anos.

      Duas cantoras reivindicavam os direitos autorais da canção. A piauiense Marinalva Santos e a cantora Simone Telésforo. Na decisão, a juíza determinou que fossem recolhidos das lojas de discos os CDs. A magistrada ordenou ainda que os sites retirassem do ar a música em que aparece duplicidade de autoria com as cantoras. 
 
 
     “Foram oito anos aguardando uma decisão. Está se fazendo justiça, foi lento demorado, muito sofrimento, pois tive que brigar por um direito que é meu. Mas, estou feliz por ter encerrado esse processo - disse José Carlos Papae (foto acima).

        Ele conta que escreveu a letra da música em 1986 – há 30 anos – e gravou na época em um vinil intitulado “Deus é maior”. Inicialmente, a canção se chamava “Deus está aqui”, após sucesso foi rebatizada de “Noites Traiçoeiras”.

        Mas o músico esclareceu que o CD de padre Marcelo Rossi contendo a música está legal porque, segundo Carlos Papae, foi dada uma autorização ao padre para gravar a canção, que vendeu 2 milhões de cópias.

      “No CD do padre Marcelo Rossi aparece com a duplicidade de autoria, assinada por mim e por Simone Telésforo. Na época havia essa dúvida e para não atrapalhar a gravação do padre, aceitei a assinatura dela.  O CD de padre Marcelo é legal e foi autorizado por mim” - esclareceu o músico.

         Mas Papae ressalta que  hoje qualquer gravação, seja do padre Marcelo Rossi ou outros, terá que ter autorização e reconhecer o seu direito autoral.
 
 
Marcelo Mendonça Rossi (São Paulo, 20 de maio de 1967), conhecido como Padre Marcelo Rossi ou Padre Marcelo, é um sacerdote católico brasileiro É também um cantor e escritor de grande sucesso de público. Conhecido por sua atuação mediática na divulgação da fé católica, padre Marcelo Rossi tornou-se nacionalmente conhecido pela divulgação da música religiosa. É lamentável que tenha se envolvido numa questão judicial como esta.
 
 
 

 


 

 

Um comentário:

  1. Linda Flávio, amei a música, muito obrigada pela atenção e carinho. Desculpe não ter visto antes, mas como já disse -lhe estava em Minas, e sem conexão com a internet. Maria.

    ResponderExcluir