Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                            " I   U   M   I   N  A   D   O   S "


de: Ivan Lins e Vitor Martins      -                                                 com:  Ivan Lins

                         



                                     A linda e querida amiga Cristina Badaoui (na foto com o marido Arislan Badaoui) acertou em cheio. "ILUMINADOS" é uma das minhas cinco canções preferidas. Considero uma verdadeira "obra de arte" da dupla IVAN LINS e VITOR MARTINS, consagrados no Brasil e internacionalmente, por suas composições sempre carregadas de forte sensibilidade.

Lançada por Ivan em 2006, no álbum "Doce Presença", a canção "ILUMINADOS" ganhou logo um lugar entre os destaques da carreira vitoriosa da parceria com Vitor. E é   muito bem aceita até hoje. É raro o dia em que eu não canto um pedacinho dela. Está na minha cabeça.




Ivan Guimarães Lins , nascido no Rio de Janeiro, está com 70 anos. Cantor, pianista e compositor, é sem dúvida um dos artistas brasileiros de maior sucesso no mundo. Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul, e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os 18 anos. 

   Formou-se em química industrial  no final dos anos 60, justamente quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção "O Amor É O Meu País", erroneamente tachada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no  V Festival Internacional da Canção. E o primeiro grande sucesso como compositor veio com Madalena, gravada por  Elis Regina.
 
Como cantor, Ivan teve inúmeros sucessos como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de Novo - todos em parceria com Vítor Martins. "Começar de novo" foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz dela foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.

Lançou inúmeros discos, muitos deles de inúmero sucesso, tendo trocado de gravadoras por diversas vezes. No decorrer dos anos 70, sua obra ganhou grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começou a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos  Estados Unidos, onde teve músicas regravadas por inúmeros astros da música internacional, como  Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarahy Vaughan e Barbra Streisand.
 
 
Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy   (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana), Jane Duboc (De Alma e Corpo, Aos Nossos Filhos)  Zizi Possi (Demônio de Guarda) e Emilio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na  Rede Globo,  ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc,  o Som Livre Exportação.
 
                Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho, o cantor e ator Claudio Lins. Ivan é ardoroso torcedor do Fluminense.

 
 
                      Vítor Martins nasceu em Ituverava, no dia 22 de outubro de 1944). Compositor com viés romântico e dramático, dentre as inúmeras composições destacam-se os trabalhos ao lado do parceiro Ivan Lins, com quem também fundou um selo discográfico, Velas, responsável pelo lançamento de artistas como Lenine, Belô Veloso, Guinga e Chico César, entre outros.
 
  Entre os maiores sucessos de Vitor Martins estão muitas parcerias com Ivan Lins. Veja:
    Abre alas, Açucena, Água Doce, Amar Assim, Andorinhas, Anjo de Mim, Aos nossos filhos,  Arlequim desconhecido, Bandeira do Divino, Barco Fantasma, Cartomante, Choro das Águas,  Começar de Novo, Desesperar jamais, 16 de Novembro, Dinorah Dinorah, Formigueiro, Sede dos marujos e Vitoriosa.

    Mas pra mim, a mais bonita de todas elas é esta aí aqui de baixo:

Iluminados

Ivan Lins / Vitor Martins

 
O amor tem feito coisas
  Que até mesmo Deus duvida
     Já curou desenganados
       Já fechou tanta ferida

O amor junta os pedaços
  Quando um coração se quebra
     Mesmo que seja de aço
         Mesmo que seja de pedra

Fica tão cicatrizado
  Que ninguém diz que é colado
     Foi assim que fez em mim
       Foi assim que fez em nós
          Esse amor iluminado

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário