Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016


         Para abrir 2016,
    PATOS, GANSOS, CISNES E MARRECOS

 
Os chamados "ANATÍDEOS" abrem o ano 2016 no desfile do "BICHO AMIGO". Existem 147 espécies distribuídas em todo o mundo, exceto na Antártica. Algumas destas espécies são domesticadas pelo homem, para exploração de carne, penas e ovos.
E quem é que não gosta de PATOS, GANSOS, CISNES E MARRECOS ?
 
 
Os patos sempre estiveram entre os meus bichinhos favoritos. Afinal, desde criança eu era levado aos parques e as praças "pra ver os patinhos". Era uma festa jogar pipocas ou migalhas de pão pra eles.
Como todos os outros da família, os patos andam em grupos, predominantemente em ambientes aquáticos. Podem ser encontrados em lagos, riachos e represas. São menores do que os gansos e os cisnes.
 

 
Alimentam-se basicamente de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados. A maioria dos patos são migratórios. Eles nadam, andam e voam com competência, como poucos animais da natureza.
Os machos são mais vistosos que as fêmeas, mais bonitos.
E o Pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra parte em alerta.
 
 
Os MARRECOS (ou patos-marrecos) tem sido criados há milhares de anos, a partir dos sudoeste da África.  Uma parte deles foi domesticada pelos indígenas da América do Sul. São também conhecidos por "patos-mudos". 
"Marreco assado" é um prato muito conhecido da culinária do litoral paranaense.


 
 
Já os gansos foram domesticados no Antigo Egito, para produção de carne e de penas. Existem 40 variedades de gansos. São muito utilizados à noite, na função de cão de guarda. Gostam de viver em clima temperado, migrando para as regiões mais quentes quando chega o inverno.
Os gansos podem ser brancos, cinzas ou negros. São ótimos nadadores, mas preferem ficar em terra firme.  Eles têm cauda curta, pescoço longo e cabeça pequena. Em cativeiro vivem até 50 anos.
 
 
 
 
 
E o CISNE é sem dúvida o mais bonito dos quatro animais aqui apresentados hoje. E o maior do grupo dos anatídeos, podendo pesar mais de 20 quilos e medir 1m70 de comprimento. O pescoço longo e porte altivo são as suas marcas registradas. É muito utilizado inclusive, como aves de ornamentação em lagos artificiais.
 
Há registros de cisnes que chegaram aos 100 anos de idade. Eles têm vários rituais de acasalamento, envolvendo cores, canto e até dança. Em geral, é o macho que inicia a aproximação, exibindo sua plumagem e o seu canto, para conquistar a fêmea. Depois de acasalado, os cisnes não se separam mais até morrer.
O ninho dos cisnes fica geralmente perto da água ou dentro dela.
 

 
A voz dos Cisnes lembra uma corneta. E um cisne zangado pode ser bem perigoso. Quando se sente  ameaçado, o cisne branco joga o pescoço pra trás, levanta as asas e ataca. As pancadas de suas asas são muito fortes.
 
E o maravilhoso CISNE NEGRO vive na Austrália e na Tasmânia.

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário