Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Javalis espalham o terror !




                          Lavouras arrasadas e cordeiros mortos. A infestação de javalis na Zona Sul do Brasil continua trazendo enormes prejuízos econômicos às propriedades rurais.   A espécie exótica invasora, introduzida no País por um eventual benefício, afeta a agricultura e a pecuária - as plantações de milho e a ovinocultura são as áreas mais atacadas. Os porcos selvagens podem ocasionar também impactos negativos à biodiversidade do Estado, com a diminuição de espécies vegetais nativas, a aceleração do processo de erosão e o aumento do assoreamento dos rios.

                         Devido à numerosidade dos bandos, que se reproduzem anualmente com até dez filhotes por ninhada, os javalis estão chegando à zona urbana. De acordo com a veterinária da Emater, Marina Sinott, os porcos selvagens preferem as regiões próximas a arroios e matas para se abrigar, mas com o aumento da população, já não há espaço suficiente e eles estão saindo do campo e migrando também para a cidade. A ferocidade é um fator que dificulta sua captura, pois podem ferir as pessoas e os cães usados na caça, afirma a veterinária.
                                  No Brasil, o abate para manejo controlado é autorizado e fiscalizado pelo Ibama e segue um rigoroso processo. O controle da espécie foi autorizado em 2013, de acordo com regras estabelecidas pela Instrução Normativa 03/2013, devido à grande insurgência do animal no país, especialmente nos estados do Sul, para onde os javalis migraram após serem libertos dos cativeiros por criadores uruguaios. Se tornaram um problema, pois no Brasil não existem seus predadores naturais, os lobos e os linces. Já existem 500 mil javalis no Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário