Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de março de 2016


                                                                                    F   O   C   A
                                             
                                              É O 49º ANIMAL DA SÉRIE




As focas são mamíferos da família dos focídeos (em latim científico, Phocidae), super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões-marinhos). Todas essas características fazem, das focas, excelentes nadadoras. Em contrapartida, as focas não têm habilidade em terra firme, sendo presas fáceis para ursos-polares e caçadores.
 
 
                    As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. Geralmente, reproduzem-se em colónias.
 
                   As focas possuem em torno de 1,70 m de comprimento, pesam de 80 a 100 kg e o período de reprodução é entre fevereiro e maio.
 
                   Localizam-se na região do Polo Norte e são excelentes e ágeis nadadoras. Suas orelhas são internas e possuem poucos pelos no corpo, sendo que eles são grossos e curtos, tendo a coloração cinza ou marrom escuro. As focas são capazes de fechar as narinas embaixo d'água enquanto procuram comida. Geralmente, os adultos machos medem aproximadamente 2 metros de extensão. Com aproximadamente 6 meses de vida, o filhote de foca já consegue nadar sozinho. As focas se comunicam entre si através da emissão de sons graves e podem viver até 30 anos.
 


                       As focas se alimentam de peixes, moluscos e vários outros tipos de frutos do mar. Os adultos comem de 4,5 a 8,2 quilos de comida por dia 
 
 
                       Período de gestação vai de 9 a 11 meses. A fêmea costuma engravidar uma vez por ano Filhotes: Um por vez. Os machos chegam à maturidade a partir dos 2 anos e as fêmeas, a partir dos 3 anos.
 
 
                    Originalmente, a foca vivia na terra. De tanto ficar no mar, foi desenvolvendo nadadeiras e hoje passa boa parte do tempo na água. Ela até passou a andar com dificuldade. A foca pode ir a profundidades de 100 metros nadando. Ela aguenta ficar mais de 10 minutos sem respirar. A partir dos 5 meses, os filhotes conseguem acompanhar os adultos nos longos percursos que fazem no mar. A foca passa o verão e o outono distante de seu local habitat original, vivendo mais ao sul, onde encontra alimento mais facilmente.
 






As focas gostam de viver em Baías de água límpida com rochedos e areia
 
Características físicas: Elas tem uma camada grossa de gordura. A cor da pele é marrom claro com manchas pretas. Os filhotes da foca comum nascem com muito pêlo.
 
·        Quando o filhote tem cinco meses já consegue acompanhar os adultos nos passeios pelo mar;
·        Para se comunicar faz uns grunhidos e guinchos muito agudos de vários tipos;
.            Pode nadar a 100 m de profundidade.
·        Os filhotes parecem uma grande e linda bola de pêlo;
·        Se os filhotes não forem pegos por causa de sua pele, conseguem viver de 20 a 30 anos.
·        Os predadores da foca são: orca, tubarão, urso polar e o homem - os esquimós adoram a carne dela.



 As focas, os leões marinhos e as morsas
 
são muito parecidos. No Brasil só não
 
existem morsas. Abaixo, vemos as três
 
espécies:

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário