Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                       " SE ACASO VOCÊ CHEGASSE "

              de : Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins   
                                                       
                                    com : Elza Soares


                      

 
A  música de hoje na série "CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE" chega a pedido de um amigo muito especial.  Billy De Paula (foto) é louco por este samba. Ele também gosta de outras músicas de LUPICÍNIO RODRIGUES, mas sua predileção por " SE ACASO VOCÊ CHEGASSE " supera todas as demais.
LUPI fez esta música em 1938, em parceria com o compositor carioca FELISBERTO MARTINS. Os dois fizeram outras canções juntos.
E "Se Acaso Você Chegasse" tem uma história.  Lupicínio(foto abaixo)  estava tendo um caso com a ex-namorada de um amigo, e fez a música propondo que a amizade entre os dois fosse mantida. E dizem que o amigo aceitou a proposta.
 
O sucesso de "Se Acaso Você chegasse" foi enorme. O lançamento foi feito pelo cantor Cyro Monteiro, mas a melhor interpretação foi mesmo de ELZA SOARES, que aparece no vídeo que abre esta postagem, em gravação original de 1957.
Mas um sem número de artistas regravaram o maravilhoso samba, entre os quais Noite Ilustrada, Lúcio Alves, Jamelão, Clube do Choro de Porto Alegre, Wilson Paim, Joanna, Lobão, Emílio Santiago, Alexandre Pires e vários outros. Até hoje tem cantor novo gravando esse incrível samba.
 
 
 
Lupicínio Rodrigues foi um gaúcho de Porto Alegre, cantor e compositor, que morreu em 1974, aos 59 anos de idade. É considerado o inventor da "dor de cotovelo", que segundo ele consistia em cravar os cotovelos no balcão ou na mesa de bar, pedir um uísque duplo e chorar pela perda da pessoa amada.  Ninguém foi mais boêmio do que ele, cuja obra total foi regravada por mais de 50 artistas.
Nunca abandonou Porto Alegre. O máximo que ele fez foi passar uns meses no Rio de Janeiro, em 1939, para conhecer o meio musical carioca.
 
Foi proprietário de vários bares, churrascarias e restaurantes com música. Pouco se importava com o lucro comercial. O importante era ter um novo local para encontro com os amigos. Tive a felicidade de visitar um destes bares, o "Amarelinho", e conhecer Lupi de perto.
Torcedor do Grêmio, compôs o famoso hino gremista: "Até a pé nós iremos / Para o que der e vier / Mas o certo é que nós estaremos / Com o Grêmio onde o Grêmio estiver..."
 
O parceiro Felisberto Augusto Martins Filho foi um compositor carioca, que também fez dezenas de músicas de vários gêneros. Morreu com 76 anos, em 1980, e até hoje é muito respeitado
nos meios musicais do Rio.
Vejam a letra do samba que os dois fizeram:
 
Se acaso você chegasse / No meu chatô encontrasse / Aquela mulher / Que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já / Te abandonou
 
Eu falo porque essa dona /  Já mora no meu barraco / A beira de um regato / E um bosque em flor
 
De dia me lava a roupa / De noite me beija a boca / E assim nós vamos vivendo de amor
 
 
A cantora Elza Soares o Brasil inteiro conhece. Como se não bastasse o seu enorme talento, ela foi ainda a grande paixão do saudoso Garrincha.
Elza da Conceição Soares, carioca, está com 78 anos. Tem dois filhos: João Carlos Soares e Manuel Garrincha dos Santos Junior.
Começou a cantar no famoso "Show de Calouros" de Ary Barroso e está cantando até hoje. Seu repertório é enorme.

Elza Soares foi eleita pela BBC de Londrina "a cantora do milênio"
 
 
 








Um comentário: