Tinha que ser mesmo um artista muito especial, pra fechar esta série, em que destacamos grandes nomes da música nacional e internacional. Ninguém melhor do que esse 'carioca/mineiro' talentoso, cantando sua "T R A V E S S I A"
M I L T O N N A S C I M E N T O
A maior parte dos críticos internacionais considera MILTON NASCIMENTO um dos mais influentes e talentosos nomes da música brasileira. Conhecem tudo sobre ele, tratam-no até por seu apelido, "BITUCA". Ele é mesmo um nome mundial.
Esta é uma das razões porque escolhi o nosso Milton para fechar este trabalho que venho fazendo desde o dia 28 de dezembro de 2014, apresentando destaques da música, e que hoje chega as 300 postagens planejadas. É uma maneira de homenagear esse carioca de 72 anos, que todos pensam ser mineiro, por ter feito toda a sua carreira nas Alterosas.
Milton Nascimento nasceu no Rio no dia 26 de outubro de 1942, filho de uma empregada doméstica. E, além de compor e cantar, ele toca violão, gaita, acordeão, contrabaixo e piano. Atua em MDB, latin jazz, samba-canção, folk rock, música experimental, pop, rock progressivo e world music. É certamente uma das mais belas vozes masculinas do Brasil.
Mineiro de coração, Bituca ficou conhecido nacionalmente com a canção "TRAVESSIA", que ele compôs em parceria com Fernando Brandt, e que foi a segunda colocada no Festival Internacional da Canção de 1967. E "TRAVESSIA" está no vídeo acima, magnificamente interpretada por Milton.
Com quase 35 álbuns gravados, Milton Nascimento ganhou 5 prêmios Grammy e especialmente o Grammy de "Best Wold Music Album in 1997."
Bituca já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
Teve como parceiros e músicos que regravaram suas canções nomes famosos como Wayner Shorter, Pat Metheny, Björk, Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Fafá de Belém e a saudosa Elis Regina, que aparece com ele em foto acima.
Elis disse certa vez: "Gosto de cantar qualquer coisa dele. Tenho loucura por ele. Só sinto medo de desagradá-lo". E ele elegeu Elis sua "musa preferida".

A primeira canção conhecida de Milton Nascimento é de 1962: "Barulho de Trem". E as canções que revelaram seu talento foram a já mencionada "Travessia" e mais "Morro Velho" e "Maria, Minha Fé".
Mas a primeira gravação de grande sucesso veio através de Elis Regina, na maravilhosa "Canção do Sal", em 1966.


E vamos as minhas músicas preferidas no repertório de Milton Nascimento : Travessia, Coração de Estudante, Paisagem na Janela, Canção do Sal, Nada Será Como Antes, Três Pontas, Caçador de Mim, O Cio da Terra, Nos Bailes da Vida, Coisas da Vida, Cais, Canção da América, Maria, Maria, tudo que você podia ser, Me deixa em paz, Morro Velho, São Vicente, A Festa e Encontros e Despedidas. É claro que devo ter esquecido pelo menos meia dúzia de outras lindas canções. Que o Bituca me perdoe !


Fica aqui o meu agradecimento especial a todos os amigos e seguidores que me acompanharam neste desfile de grandes nomes da música que durou 11 meses. Muito obrigado. Logo voltamos a nos encontrar de novo na música !
Não esqueça Flávio, sua volta é um compromisso firmado. Uma das alegrias de nosso face , são suas músicas,promessa é dívida !!!! Felicidades e obrigado por nos proporcionar,belos momentos.
ResponderExcluirHamilton Luiz Nassif-15/11/2015