Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

    Tinha que ser mesmo um artista muito especial, pra fechar esta série, em que destacamos grandes nomes da música nacional e internacional. Ninguém melhor do que esse 'carioca/mineiro' talentoso, cantando  sua  "T R A V E S S I A"

                  M I L T O N      N A S C I M E N T O

                        


                                          A maior parte dos críticos internacionais considera MILTON NASCIMENTO um dos mais influentes e talentosos nomes da música brasileira. Conhecem tudo sobre ele, tratam-no até por seu apelido, "BITUCA". Ele é mesmo um nome mundial.
                                          Esta é uma das razões porque escolhi o nosso Milton para fechar este trabalho que venho fazendo desde o dia 28 de dezembro de 2014, apresentando destaques da música, e que hoje chega as 300 postagens planejadas. É uma maneira de homenagear esse carioca de 72 anos, que todos pensam ser mineiro, por ter feito toda a sua carreira nas Alterosas.


                                    Milton Nascimento nasceu no Rio no dia 26 de outubro de 1942, filho de uma empregada doméstica. E, além de compor e cantar, ele toca violão, gaita, acordeão, contrabaixo e piano. Atua em MDB, latin jazz, samba-canção, folk rock, música experimental, pop,  rock progressivo e world music. É certamente uma das mais belas vozes masculinas do Brasil.
                                    Mineiro de coração, Bituca ficou conhecido nacionalmente com a canção "TRAVESSIA",  que ele compôs em parceria com Fernando Brandt, e que foi a segunda colocada no Festival Internacional da Canção de 1967.  E "TRAVESSIA" está no vídeo acima, magnificamente interpretada por Milton.



 

                                  








         Com quase 35 álbuns gravados, Milton Nascimento ganhou 5 prêmios Grammy e especialmente o Grammy de "Best Wold Music Album in 1997."  
          Bituca já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
           Teve como parceiros e músicos que regravaram suas canções nomes famosos como Wayner Shorter, Pat Metheny, Björk, Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Fafá de Belém e a saudosa Elis Regina, que aparece com ele em foto acima.
               Elis disse certa vez: "Gosto de cantar qualquer coisa dele. Tenho loucura por ele. Só sinto medo de desagradá-lo". E ele elegeu Elis sua "musa preferida".








                                 A primeira canção conhecida de Milton Nascimento é de 1962: "Barulho de Trem". E as canções  que revelaram seu talento foram a já mencionada "Travessia" e mais "Morro Velho" e "Maria, Minha Fé".
                                  Mas a primeira gravação de grande sucesso veio através de Elis Regina, na maravilhosa "Canção do Sal", em 1966.



 





              


                E vamos as minhas músicas preferidas no repertório de Milton Nascimento : Travessia,  Coração de Estudante,   Paisagem na Janela,  Canção do Sal,   Nada Será Como Antes,  Três Pontas,  Caçador de Mim,  O Cio da Terra,    Nos Bailes da Vida,   Coisas da Vida,    Cais,  Canção da América,  Maria, Maria,   tudo que você podia ser,   Me deixa em paz,  Morro Velho,  São Vicente,  A Festa e Encontros e Despedidas.  É claro que devo ter esquecido pelo menos meia dúzia de outras lindas canções.  Que o Bituca me perdoe !










        Fica aqui o meu agradecimento especial a todos os amigos e seguidores que me acompanharam neste desfile de grandes nomes da música que durou 11 meses. Muito obrigado. Logo voltamos a nos encontrar de novo na música !

     











Um comentário:

  1. Não esqueça Flávio, sua volta é um compromisso firmado. Uma das alegrias de nosso face , são suas músicas,promessa é dívida !!!! Felicidades e obrigado por nos proporcionar,belos momentos.

    Hamilton Luiz Nassif-15/11/2015

    ResponderExcluir