Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de novembro de 2015

       Para a maioria dos críticos, ele é o "pai da bossa nova".  Só sei que chegou como "o cara da batida diferente", que mudou tudo na música brasileira. Não sei se ele foi mesmo o pai, mas é certo que sem ele a bossa nova não seria o que é. Foi ele que colocou a nossa música no mapa do mundo.

                                 J O Ã O      G I L B E R T O

                      



                                    JOÃO GILBERTO compôs várias músicas de sucesso, mas escolhi para o vídeo de sua apresentação a canção 'WAVE", também conhecida por "VOU TE CONTAR". É uma das melhores que conheço, de autoria de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça. Provavelmente uma das músicas mais gravadas em todo o mundo, inclusive por cantores famosos, como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Oscar Peterson, Gal Costa e muitos (muitos mesmo) outros.
                                    A gravação deste  lindo vídeo é de 1983 e  foi feita na Itália. João Gilberto tinha então 52 anos. Vale ressaltar, que  Tom Jobim foi o autor da maioria dos sucessos de João.
 
 
Passei mais de metade da minha vida curtindo João Gilberto, através de livros e discos, que me permitiram conhecer um pouco melhor este fantástico artista brasileiro que, "pra variar", é baiano  também.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que hoje está com 84 anos, nasceu em Juazeiro, cidade de aproximadamente 155 mil habitantes, localizada no Norte da Bahia, a 502 km da capital Salvador, e quase na fronteira com Pernambuco.
 
 
 
 Nascido numa família de músicos, João Gilberto ainda adolescente formou o grupo musical "Enamorados do Ritmo". Que nome mais "antigo", hein ?
Com 18 anos, mudou-se para Salvador, tornando-se crooner da orquestra da Rádio Sociedade da Bahia. E em 1950 veio para o Rio de Janeiro, onde fez parte do conjunto Garotos da Lua, que se apresentava na Rádio Tupi.
Passou anos estudando violão e, em 1958, acompanhou como violonista a "estrela" da época, Elizete Cardoso num disco com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
 
 
 
 Mas a explosão aconteceu com a chegada da Bossa Nova, através do disco "Chega de Saudade", onde João  abriu um novo caminho para a nossa música popular.
A faixa título, composta por Tom Jobim, lançou não apenas a carreira de João Gilberto, mas um novo estilo musical e especialmente uma nova geração de compositores, instrumentistas e cantores.
 
 
Em 1960, João se casou com a cantora Astrud Gilberto, que lhe deu o filho João Marcelo.
João Gilberto começou a correr o mundo, tornando-se muito popular nos Estados Unidos.
Em 65, já separado de Astrud, casou-se com outra cantora, Miúcha, irmão de Chico Buarque de Holanda. E desta união nasceu Bebel Gilberto.
Em 1969, mudou-se para o México, onde morou dois anos, participando de festivais importantes em Guadalajara, Puebla e Cida do México. Lançou num LP por lá e ganhou muitos prêmios e muito dinheiro.
 
 
João voltou a morar no Brasil em 1980, mas continuou viajando muito, cantando inclusive no famoso Festival de Montreux, na Suíça.
Ganhou o Grammy e outros prêmios importantes, recebendo também muitas homenagens especiais, inclusive do Governo Brasileiro.
Atualmente, mora no Leblon. É pai também de Luiza Carolina, filha de sua parceira e empresária Claudia Faissol.
 

 
As 20 canções consideradas como as mais importantes da carreira de João Gilberto  foram Triste (Tom Jobim),  O Sapo (João Donato),  Wave (Tom e Newton Mendonça), Águas de Março (Tom),  Pra Machucar Meu Coração (Ary Barroso),  Outra Vez (Tom),  Doralice (Tom),  Udiú (João Gilberto/Jorge Amado),  Se é tarde me perdoa (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli),  O Barquinho (Roberto Menescal),  Meditação (Tom/Newton Mendonça),  Rosa Morena (Dorival Caymmi),  Bahia com H (Denis Brean), Amor Certinho (Roberto Guimarães),  Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi),  O Pato (João Gilberto),  Samba de uma nota só (Tom/Newton Mendonça),  Chega de Saudade (Tom/Vinicius), Desafinado (Tom/Newton Mendonça) e Bim Bom (João Gilberto).
 
 
 
 
 
 


Um comentário:

  1. O que eu achei curioso também, foi uma reportagem com entrevistas de vizinhos e fornecedores de serviços ao Gilberto, hoje com mais de 80 anos.
    Dizem que vive fechado dentro do apartamento alugado, no Leblon, sujo, fuma maconha,e só sai a noite, enfim vale a pena ler também essa reportagem feita em 2011, com o titulo "João Gilberto 80 anos, como vive o musico que criou a bossa nova"

    ResponderExcluir