Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de setembro de 2015

    Uma carreira de 45 anos, que sobreviveu entre críticas e aplausos. Lider do estilo popular-romântico-brega, ele chegou a ser até excomungado pela Igreja Católica. E nos anos 70 foi rotulado de "O Rei das Empregadas Domésticas"

                                  O  D  A  I  R         J  O  S  É

                        
 
                              Quando ouvi ODAIR JOSÉ  cantar pela primeira vez, ele era mais ou menos o que Amado Batista é hoje. Muita gente criticava a qualidade das suas músicas, mas ele sempre teve o seu público e vendeu seus discos. Cantor de MPB, Brega, Música Romântica e Rock, ele é também um instrumentista razoável. Toca violão, piano e gaita.
                                Muitos foram os seus sucessos, mas acho que nenhuma outra canção o identifica tanto como "EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR", que escolhi para o vídeo que abre esta postagem. É a sua "marca registrada".

 
                                  No início de sua carreira, ele tinha uma certa semelhança física com Roberto Carlos, que chegou a ser explorada comercialmente. Mas o estilo das canções acabou separando os dois cantores. E Odair José também acabou sendo chamado de rei. Só que, até com certo ar pejorativo, tornou-se o "Rei das Empregadas Domésticas".
 
 
                                   Odair José de Araújo é um goiano de Morrinhos e tem atualmente 67 anos. Começou como crooner, na adolescência. Cantava de tudo.  Mas nos anos 70 sofreu influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz, cujos destaques da época eram Hank Williams e Johnny Cash. Seus primeiros discos conviveram com esta influência.
                                    Em 1972, compôs e gravou "Cristo quem é você", com arranjos de Zé Rodrix e a participação do "Som Imaginário". E cinco anos depois chegou a ser chamado de "Bob Dylan Brasileiro", quando fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria".
 
 
                                         Mas a partir dos anos 70 se consagrou definitivamente no estilo brega com forte apelo popular, através da canção "Uma vida só", conhecida popularmente pelo seu refrão que dizia "pare de tomar a pílula". A música foi censurada pelo governo brasileiro, porque aparentemente fazia propaganda contrária à distribuição de pílulas para o controle de natalidade.
                                          E em seguida, veio outra música discutida: "Deixa Essa Vergonha de Lado", na qual uma empregada namora um rapaz e, envergonhada, mente pra ele que aquela casa é sua e  que o garoto que ela leva para a sua escola é seu irmão. Mas o namorado pede que a moça deixe a vergonha de lado, porque nada modificará o seu amor. É uma história bonita.
 
 
                                         Em meio a tantas polêmicas, Odair José acabou sendo excomungado pela Igreja Católica, por causa da canção "O Filho de José e Maria".  Indagado pela imprensa, tempos depois, ele "pisou na bola" dizendo: A excomunhão nada mudou em minha vida".
 
 
E Odair José ainda passou por outro constrangimento, em função de sua vida polêmica e de sua personalidade forte. Casado com a cantora Diana (fotos abaixo), que fazia relativo sucesso na época, nosso artista viu seu casamento terminar de forma conturbada e até violenta, em 1974. Da união com Diana, só ficou a filha Clarice, hoje com 39 anos.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mas o fato é que Odair José construiu um currículo de muitos sucessos, como  "Eu vou tirar você deste lugar",  "Eu, Você e a Praça",  "Na Minha Opinião", "A Noite Mais Linda do Mundo",  "Essa noite você vai ter que ser minha",  "Foi tudo culpa do amor", "Sem saída"  e várias outras canções.
 
 
Sem falar na sua canção "Cadê Você", que foi eternizada através da dupla Leandro e Leonardo, estourando nas paradas em 1990. E que anos depois foi regravada por Roberta Miranda.  Talvez  ela tenha sido a melhor canção escrita por Odair José:
"Cadê você ? / Quem nunca mais apareceu aqui ? /
E não voltou pra me fazer sorrir /  Então cadê você ?..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário