Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

                 " UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE.....
           DOIS ELEFANTES INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS..."


                                    E quem de nós não brincou quando criança com esta contagem dos elefantes ? Pois o ELEFANTE é o nosso BICHO AMIGO de hoje. É o 15º animal que destacamos nesta série, que é postada uma vez por semana, preferencialmente nas quartas ou quintas-feiras.

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, pesando entre 4 a 6 toneladas. Existem basicamente dois tipos: o Elefante Africano, que seria a principal e maior espécie, e Elefante Indiano ou Asiático, um pouco menor.
                                                           Elefante Africano

Elefante Indiano ou Asiático
 
Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas. Um elefante pode ingerir entre 70 a 150 quilos de alimentos por dia.  Curiosamente, as fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais. São reprodutoras e crias de diversas idades, todas lideradas por uma matriarca.
Já os machos adolescentes andam em pequenos bandos, enquanto os adultos vivem isolados, encontrando as fêmeas apenas no período de reprodução.   O período de gestação das fêmeas é longo, vai de 20 a 22 meses, assim como o desenvolvimento do animal, que pode nascer com 90 quilos mas leva anos até atingir a idade adulta.
 
 
                                                             
 
O Elefante é um bom nadador, mas não consegue trotar, saltar ou galopar. Ele tem dois modos de andar: o caminhar comum ou a um passo mais acelerado, quase uma corrida. Andando a um passo normal, um elefante percorre cerca de 3 a 6 quilômetros por hora, mas no passo mais rápido pode chegar a 40 km/h.
 
 
O Elefante é considerado símbolo de boa sorte, de sabedoria, de persistência, de determinação, de solidariedade, de sociabilidade, de amizade, de companheirismo, de memória, de longevidade e de poder. São muitas portanto as suas simbologias no mundo oriental.
 
 
Mas no mundo ocidental, o elefante é por muitos considerado como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito.
 
Na religião budista, o elefante é um símbolo da reencarnação de Buda, pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.
 
 
As grandes orelhas dos elefantes são importantes para a sua temperatura. Nos dias quentes, eles agitam constantemente suas orelhas, criando uma brisa suave.
 
Como não tem glândulas sudoríparas, o elefante precisa se molhar seguidamente, para que sua pele não comece a rachar.
 

 

Já existem corridas de elefantes  e até jogos de futebol com a utilização deles. Mas os elefantes não podem ser considerados animais domésticos.  As fêmeas são mais fáceis de domar,  para utilização em jogos e nos circos.
 

 
Pelo seu tamanho elevado, os elefantes tem poucos predadores. Mas os elefantes asiáticos, que são um pouco menores, são as vezes atacados por tigres que na maior parte das vezes investem contra os filhotes. 
E o perigo de extinção de todas as espécies de elefantes existe realmente. O marfim de seus dentes é usado em jóias, teclas de piano e outros objetos. O comércio do marfim é grande.
 
 
Um elefante africano  pode viver até 120 anos. Já o asiático não vive mais de 100 anos. Mas estas marcas não são alcançadas por todos, porque a maioria deles perde os dentes por volta dos 60 anos e acaba morrendo porque não consegue comer o necessário.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário