Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

                                       L  I  N  C  E
        Um gato de rabo curto e orelhas longas
 
No 13º dia do quadro BICHO AMIGO chega a vez de um magnífico felino, que é sempre falado quando se quer elogiar a visão de uma pessoa. Normalmente dizemos: "Você tem olhos de lince". Há quem diga que esta expressão surgiu por causa de um herói mitológico, chamado "Linceu", que enxergava através das paredes. De qualquer forma, como todo o felino, o nosso "bicho amigo" de hoje enxerga o que talvez nossos olhos humanos não vêem.
 
O lince (" Felis Lynx spp.") é um mamífero de dimensões um pouco maiores do que os gatos, podendo pesar até 30 kg, e que só é encontrado no hemisfério norte. Já na Europa Central eles estão cada vez mais raros.
Preferencialmente, os linces preferem habitar as florestas e zonas de vegetação densa, onde encontram facilmente muitos roedores e lagomorfos (pequenos mamíferos herbívoros, como coelhos e lebres), dos quais se alimentam na maior parte das vezes, especialmente no inverno. Mas o alimento preferido deles são os veados. Quando necessário, ficam imóveis por muito tempo, aguardando a melhor oportunidade de atacar e cravar os dentes afiados (foto abaixo)  na região do pescoço dos veados. E quando é precisam, ele sabem até pescar.
Os linces tem a cauda curta e as orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. Também possuem, bigodes muito sensíveis, pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve, no inverno.
 
O Lince é um animal solitário na maior parte do ano, se juntando aos pares só na época do acasalamento. Sua gestação é de aproximadamente 70 dias, dando a luz geralmente a dois ou três filhotes por ninhada.
Um Lince pode viver 15 anos, mas é muito perseguido pelo caçadores e corre o risco de extinção. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário