Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

     Ainda gosto muito dela. Os brasileiros andam fazendo chacotas, porque ela errou a letra do Hino Nacional, numa solenidade pública. Mas no seu passado encontro coisas lindas, que foram valorizadas pela  sua interpretação. Ainda sou muito fã de

                                               V   A  N   U   S   A 

                   

                              Acho um desrespeito o que fizeram com a cantora VANUSA, quando ela errou a letra do Hino Nacional numa solenidade realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, há cerca de cinco anos. Algo que pode acontecer com qualquer cantor. Não adiantou ela explicar que estava tomando um remédio (Vertix) para labirintite, o que a deixou repentinamente desorientada.  Algumas pessoas, até da imprensa, disseram que ela estava alcoolizada.
                              Quem conheceu Vanusa no auge ou no tempo em que ela era casada com  o saudoso cantor Antonio Marcos sabe o quanto esta mulher representou para a música popular brasileira. Ouçam o vídeo em que ela canta "MANHÃS DE SETEMBRO" , com letra da própria Vanusa e música  de Mário Campanha. E que letra: "Fui eu quem se fechou no muro / E se guardou lá fora / Fui eu quem num esforço / Se guardou na indiferença..."


               Vanusa Santos Flores tem hoje 67 anos. Ela nasceu em Cruzeiro, interior paulista, mas foi criada em Frutal, Minas Gerais, onde iniciou sua carreira. Aos 16 anos, era crooner do conjunto Golden Lions, que se apresentava em todas as cidades da região.


               Participou do programa "O Bom", que era apresentado por Eduardo Araújo na TV Excelsior, e também do programa "Linha de Frente", comandado pela dupla "Os Vips".  Ainda na Excelsior Vanusa integrou o elenco do programa "Os adoráveis Trapalhões", e participou das últimas edições do famoso programa "Jovem Guarda", já então pela TV Record.


              Vanusa adorava cantores e teve vários relacionamentos com nomes conhecidos, como Jair Rodrigues, Fábio Stella e Antônio Marcos, com quem se casou. Mas antes já havia vivido um casamento com Wanderley Cardoso.

                  Foram vários os grandes sucessos de Vanusa, especialmente na década de 70, como a canção que está no vídeo ("Manhãs de Setembro"), "Sonhos de Palhaço", "Paralelas" (de Belchior) e ainda "Mudanças", composta por ela em parceria com Sergio Sá.  Mas a canção que não me sai da cabeça cantada por Vanusa, é a conhecida "Boas Festas", de Assis Valente: "Anoiteceu, o sino gemeu / E a gente ficou feliz a rezar / Papai Noel, vê se você tem / A felicidade, pra você me dar...."
Foi a melhor interpretação que eu ouvi para esse clássico natalino.
 
 

Vanusa é mãe de três filhos. Amanda e Aretha são frutos do casamento com Antônio Marcos. E Rafael Santos Vanucci é filho de seu segundo marido, Augusto Cesar Vanucci


Ao longo de sua carreira iniciada em 1966, Vanusa gravou 23 discos e vendeu mais de 3 milhões de cópias. Representou o País em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Uma artista deste nível não merecia ser desrespeitada pelo povo brasileiro, como tem sido nos últimos anos. Em função da má educação destas pessoas, Vanusa precisou ser internada, em 2013, para tratar de uma forte depressão. Mas o potencial desta mulher vai passar por cima da nossa má educação.   







Nenhum comentário:

Postar um comentário