Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

    Uma cantora diferente, com cara e jeito de "tia". Mas ela é respeitadíssima nos meios musicais, e seu repertorio é de ótima qualidade.  E sua voz é linda. "MILÁGRIMAS", a música do vídeo abaixo, é um exemplo disto. Vamos conhecer um pouco mais de

                                 N  Á      O  Z  Z  E  T  T  I


                     

                                          NÁ OZZETTI  é uma cantora e compositora brasileira de 56 anos. Uma paulistana formada em artes plásticas, que acabou rendida pelo desejo de cantar: Seu nome de batismo é Maria Cristina Ozzetti.



                                        Antes mesmo de se formar em artes plásticas, Ná já estava ligada à música, estudando piano desde a infância. E aos 22 anos iniciou sua carreira musical com o grupo Rumo, com o qual fez muitos espetáculos e gravou 5 LPs e 1 DVD.
                                        Logo no primeiro álbum solo, em 1988, intitulado "NÁ OZZETTI, já levou o prêmio Sharp de revelação feminina na categoria MPB. E no segundo, que se chamava só "NÁ" ela ganhou os prêmios de melhor de "melhor disco" e "melhor arranjo".


                                           Em 96, três grandes CDs, com destaque para "Love Rita Lee", em homenagem a querida roqueira. Já os CDs "Estopim" e "Show" trouxeram clássicos da MPB. Outra conquista veio no ano 2000: ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival da Música Brasileira, da Globo. Ela cantou a canção "Show", de Luiz Tait e Fábio Tagliaferri.

                                       Ná também fez em sua carreira algumas parcerias de muito sucesso. Foi o caso do CD "Piano e Voz", lançado em 2005, tendo como parceiro André Mehmari. O disco reuniu canções nacionais de várias épocas e também alguns sucessos internacionais. É lindo esse disco, vale a pena ouvir.
                                      Mas talvez o maior sucesso de Ná Ozzetti  tenha vindo em 2009, com o lançamento do álbum "Balangandãs". Ela interpretou (foto acima) os sucessos de Carmem Miranda obtido em canções de Assis Valente, Synval Silva, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Braguinha.  O álbum valeu para Ná e sua banda o primeiro lugar da categoria de "melhor CD popular" no 5º Prêmio Bravo! Prime de Cultura.

 
                            Na comemoração dos 30 anos de carreira, dia 11 de abril de 2011,  Ná Ozzetti lançou o álbum autoral "Meu Quintal", com  excelentes músicos que já vinham do disco anterior, como Dante Ozzetti, Mário Manga, Sergio Reze e Zé Alexandre Carvalho. No álbum entraram 11 canções suas, com parceiros muito especiais: Luis Tait, Dante Ozetti, Arthur Nestrovski, Alice Ruiz, Makely Ka. E uma surpresa especialíssima: a parceria com Zélia Duncan.

                           E o último álbum lançado até agora  (décimo disco de Ná Ozzetti) veio em 2013 e se chama "Embalar", com participações de Mônica Salmaso, Kiko Dinucci, Mariana Furquim e outros nomes conhecidos.

                  Se você quiser conhecer mais a fundo o trabalho de Ná Ozzetti, no próprio vídeo que ilustra esta postagem você encontrará outras canções interpretadas por ela. É só clicar no vídeo e curtir a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário