Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bicho Amigo


                                                         
  CURIÓ
                     (Muita gente famosa adora ele)

       Nesta 12ª edição do quadro "Bicho Amigo", destacamos o "CURIÓ", talvez o pássaro mais admirado pelos brasileiros. Quanta gente famosa, como políticos, artistas e atletas possuem e até se dedicam a criar esta linda ave da família Emberizidae, cujo nome científico é "Oryzoborus angolensis".  O ex-craque Rivelino era e continua sendo louco por curiós, com os quais estabelece até um razoável nível de amizade (foto abaixo).

 
Os curiós têm como habitats naturais as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, bem como as florestas secundárias altamente degradadas. Eles podem ser encontrados em praticamente todos os países sul-americanos, também na Centro América e até no sul da América do Norte.
 
Um curió mede cerca de 15 cm, sendo que o macho tem a parte superior do corpo preta, e a parte inferior castanho-avermelhado, com a parte interna das aves em branco.  Já  a fêmea (à direita) tem plumagem toda parda
                  


                 Quando criado em cativeiro, o Curió presta-se a torneio de canto. A espécie é a mais aprendida no combate ao tráfego de animais silvestres. É que por suas qualidades cantoras o Curió tornou-se um animal muito valioso.  Nos registros do Ibama, existe cerca de 1,3 milhão de aves criadas por particulares, sendo que 245 mil são Curiós.




                   Na reprodução, o Curió faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara. Põe geralmente dois ovos branco-esverdeados com muitas manchas marrons, e a eclosão ocorre 13 dias após a postura. Passados 30 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. Atingem a maturidade após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e vai até o fim do verão.  
 












                             Os Curiós normalmente vivem solitários ou aos pares, quase sempre separados de outras espécies. É comum vê-los em capoeiras arbustivas, clareiras com gramíneas e arbustos situados nas bordas das florestas.


                                                         A alimentação dos Curiós baseia-se em alguns insetos e várias sementes, em especial a semente do capim navalha. Eles sobem nos pendões de capim ou catam as sementes no chão.
                        Existem Curiós em praticamente todo o território nacional, da Região Amazônica ao Rio Grande do Sul.  Eles adoram as regiões litorâneas, especialmente o litoral paulista.







Nenhum comentário:

Postar um comentário