Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 21 de junho de 2015

        A incrível história de  LINDOMAR CASTILHO

       Um ótimo cantor que foi derrotado pela paixão e pelo ciúme. Matou por amor e acabou abreviando uma carreira que poderia ter sido muito maior

                    

                                      Sempre gostei da voz e do estilo de LINDOMAR CASTILHO, que ficou famoso por algumas canções que gravou e pelo seu jeito agressivo de compor e interpretar. Uma de suas canções é esta que escolhi para o vídeo de hoje: "EU VOU RIFAR MEU CORAÇÃO".

                                  Lindomar Cabral é o nome de batismo do nosso artista de hoje. Ele nasceu no então distrito de Santa Helena, no município de Rio Verde, em Goiás. Se criou por lá, até alcançar a idade de cursar a faculdade. Mudando-se para Goiânia, entrou para a Faculdade de Direito e, em 1960, após prestar concurso público, começou a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública de Goiás, trancando a faculdade no segundo ano de advogacia.

                                                             
                                     Sua entrada na música aconteceu quando Diogo Mulero, diretor musical da gravadora Copacabana foi a uma festa na casa do compositor e escritor Bariani Ortêncio, e lá ouviu Lindomar cantar. Imediatamente convidou-o para gravar um disco e sugeriu que usasse o nome artístico de Lindomar Castilho. E foi assim que, no final de 1962, Lindomar gravou seu primeiro álbum, intitulado "Canções Que Não Se Esquecem".
                               Com seu inegável talento, rapidamente Lindomar construiu uma carreira sólida, cantando bolero e samba-canção. E foi um dos maiores vendedores de disco da década de 70, com uma sucessão de sucessos, com destaque para "Chamarada", Você é Doida Demais" (popularizada pelo programa "Os normais", da Globo),  "Eu amo sua mãe", "Tudo tem a ver" e muitos outros.

                                    
                             A primeira esposa de Lindomar Castilho havia morrido em um acidente de trânsito. Tempos depois, no auge do sucesso, ele separou-se da segunda mulher, a também cantora Eliane de Grammont. E no dia 30 de março de 1980, já separado há um ano de Eliana, Lindomar foi a um bar onde a ex-esposa de apresentava ao lado de Carlos Randal, primo de Lindomar. Foi no "Café Belle Epoque, em São Paulo.                         Terrivelmente enciumado, Lindomar desferiu cinco tiros da plateia em direção ao palco. Um dos tiros acertou e matou Eliana, que tinha 26 anos. Randal ficou ferido e o Brasil todo se escandalizou com o crime, especialmente porque surgiram notícias de que Lindomar era extremamente ciumento e já batia em Adriana, quando estavam casados.



                      
      Lindomar Castilho quase foi linchado no momento em que foi preso. Condenado,   ficou 7 anos na prisão. Ainda preso, gravou um disco com o título de "Muralhas da Solião", todo escrito dentro da prisão goiana. Quando ganhou a liberdade, incentivado pelo filha, ainda fez algumas tentativas para voltar a música. Mas a última gravação sua ocorreu em 2000.  Ele hoje tem 75 anos.







                             Acho realmente muito triste ver um artista de bom nível se autodestruir. Lindomar foi vencido pelo ciúme a assinou a sua sentença, perdendo toda a razão para continuar cantando o amor, como gostava de fazer.

5 comentários:

  1. Boa tarde, sou estudante de direito e muito fiquei curioso quando li sobre este caso.
    vc teria o audio do jurí popular de lindomar castilho

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lindomar Castilho era um grande cantor, más ele acabou com sua própria carreira ao assassinar sua ex-mulher. Hoje, Lindomar Castilho é mais lembrado por ter matado a ex-mulher do que como um grande cantor que ele foi!!

    Bem que que o Geraldo Luis poderia entrevistar ele

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que coisa hein? Ninguém mata por amor. As pessoas matam por vingança, matam por pura maldade, por covardia, no caso desse monstro, ele matou por se sentir dono de uma jovem que se cansou de viver com um cara extremamente violento e cachaceiro. Carreira abreviada? Ele ceifou uma vida e teve uma pena ridícula. Eu hein!

    ResponderExcluir