Cantor, compositor, letrista, músico, arranjador, produtor musical, violonista, guitarrista, ator, escritor. E nas horas vagas é também ecologista, engenheiro formado e membro da Academia Pernambucana de Letras. Esse cara tem que ser um "gênio" pra ser tudo isso, não é mesmo ?
L E N I N E
Curioso: eu não sou um fã absoluto de LENINE, mas tenho um enorme respeito por ele. Não é todas as vezes ele consegue "me arrepiar" de verdade com uma música sua. Mas quando gosto de alguma música sua, aí eu gosto mesmo. É o que sinto quando ouço esta canção que ele nos mostra no vídeo acima: "PACIÊNCIA", que ele compôs em parceria com Dudu Falcão. É demais !
Vejam que verso : "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / Até quando o corpo pede um pouco mais de alma / A vida não para / Enquanto o tempo acelera e pede pressa / Eu me recuso faço hora, vou na valsa / A vida é tão rara..."
Seu pai era José Geraldo, um ex-seminarista. E foi no seminário que ele conheceu o socialismo. Abandonou posteriormente o seminário e transmitiu as idéias da teoria socialista aos filhos, desde cedo. E o nome LENINE foi uma homenagem que José Geraldo quis prestar ao líder soviético Lenin, responsável pela deflagração da Revolução Russa de 1917.
A mãe de Lenine, Dayse Pimentel, era católica praticante, e ele nasceu em Recife, no dia 2 de fevereiro de 1959. Tem portanto 56 anos, e é casado com Anna Barroso. Seu nome de batismo é Oswaldo Lenine Macedo Pimentel.
Lenine já se interessava por música, quando criança. "Roubava" a chave do armário, pra pegar o violão da irmã mais velha e "tirava as canções só de ouvir", como costuma contar até hoje. E nas audições de domingo, ele ouvia música alemã, folclore russo, Tchaikovsky, Glenn Miller e Chopin, misturados a Dorival Caymmi e Jackson do Pandeiro. Que mistura, hein ?

Elba Ramalho foi a primeira cantora de sucesso a gravar uma música de Lenine. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros cantores. Trabalhou também em televisão, dirigindo minisséries e musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário