Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 20 de junho de 2015

   Cantor, compositor, letrista, músico, arranjador, produtor musical, violonista, guitarrista, ator, escritor. E nas horas vagas é também ecologista, engenheiro formado e membro da Academia Pernambucana de Letras. Esse cara tem que ser um "gênio" pra ser tudo isso, não é mesmo ?

                                                      L  E  N  I  N  E

                     


              Curioso: eu não sou um fã absoluto de LENINE, mas tenho um enorme respeito por ele. Não é todas as vezes ele consegue "me arrepiar" de verdade com uma música sua. Mas quando gosto de alguma música sua, aí eu gosto mesmo. É o que sinto quando ouço esta canção que ele nos mostra  no vídeo acima: "PACIÊNCIA", que ele compôs em parceria com Dudu Falcão. É demais !
          Vejam que verso : "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / Até quando o corpo pede um pouco mais de alma /  A vida não para / Enquanto o tempo acelera e pede pressa / Eu me recuso faço hora, vou na valsa / A vida é tão rara..."
               Seu pai era José Geraldo, um ex-seminarista. E foi no seminário que ele conheceu o socialismo. Abandonou posteriormente o seminário e transmitiu as idéias da teoria socialista aos filhos, desde cedo. E o nome LENINE foi uma homenagem que José Geraldo quis prestar ao líder soviético Lenin, responsável pela deflagração da Revolução Russa de 1917. 
                A mãe de Lenine, Dayse Pimentel, era católica praticante, e ele nasceu em Recife, no dia 2 de fevereiro de 1959. Tem portanto 56 anos, e é casado com Anna Barroso. Seu nome de batismo é Oswaldo Lenine Macedo Pimentel.

               Lenine já se interessava por música, quando criança. "Roubava" a chave do armário, pra pegar o violão da irmã mais velha e "tirava as canções só de ouvir", como costuma contar até hoje. E nas audições de domingo, ele ouvia música alemã, folclore russo, Tchaikovsky, Glenn Miller e Chopin,  misturados a Dorival Caymmi e Jackson do Pandeiro.  Que mistura, hein ?



 
               Por volta dos 20 anos, Lenine veio para o Rio de Janeiro, em busca de espaço e recursos para a música.  Morou com amigos compositores, numa casinha velha de Botafogo, famosa por já ter sido a casa de Macalé e de Sônia Braga. Depois, se fixou em Santa Teresa.





                                                      
             Elba Ramalho foi a primeira cantora de sucesso a gravar uma música de Lenine. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa,  Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros cantores.   Trabalhou também em televisão, dirigindo minisséries e musicais.



 
              Lenina ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo "melhor Album Pop Comtemporâneo", com seu álbum "Falange Canibal"  e o outro na categoria "melhor canção brasileira de 2009", com a música  "Martelo Bigorna".  E em 2013, Lenine celebrou 30 anos de carreira, com muitas festas e eventos musicais, especialmente no Rio de Janeiro e em Recife. É um artista de valor !












Nenhum comentário:

Postar um comentário