Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de maio de 2015


Ele é, sem dúvida, um dos maiores nomes da música nacional, especialmente da Bossa Nova. Grande compositor, cantor, tecladista e arranjador. Quanta coisa boa esse 'cara' já fez.
 
M A R C O S     V A L L E


                       
                                                      Há muito anos venho curtindo o som de MARCOS VALLE e de seu irmão mais velho Paulo Sérgio Valle, que logo estará também aqui neste espaço do Blog. Só coisa boa saiu deles, inclusive a canção maravilhosa que embala esta postagem, o "SAMBA DE VERÃO", que teve 80 versões gravadas nos Estados Unidos e chegou a ocupar a segunda colocação nas paradas norte-americanas. Levantamentos oficiais mostraram que "Samba de Verão" é uma das três canções brasileiras mais famosas no Exterior. As outras duas são Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil.

                     Marcos Kostenbader Valle é carioca e tem hoje 71 anos. Começou a estudar piano clássico bem cedo e aos treze anos, já se formou em piano e teoria musical. Em 1964, com 21 anos, alcançou o primeiro sucesso, "Sonho de Maria", em parceria com o irmão. E começou a carreira tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi.

                    












Desde cedo, Marcos escrevia muitos temas para telenovelas, como Pigmalião 70 e Os Ossos do Barão.  E é dele (em parceria com seu irmão e com Nelson Motta) a canção de Natal encomendada pela Globo, e que é tocada até hoje: "Hoje é um novo dia  / de um novo tempo / que começou..." Todos os finais de ano a gente curte esse som maravilhoso.




                                                  Viola Enluarada, lançada em 1967, é uma das melhores canções de Marcos. Mas Terra de Ninguém, Viagem,  Bloco do eu sozinho,  Pelas ruas do Recife, Dia de Vitória e  Mustang cor de Sangue  são outras verdadeiras obras-primas, tanto em termos de composição como de interpretação. São canções que nunca serão esquecidas.



                        De 1975 a 1980, Marcos Valle morou nos Estados Unidos, participando inclusive do LP de Sarah Vaughn,  "Songs of the Beatles".   Compôs com grandes parceiros, como Leon Ware, Peter Cetera, Ary Carvalho, Vinicius Cantuária, Eumir Deodato e vários outros nomes conhecidos.


                      
                        A partir de 1990, suas músicas começaram a ser muito executadas nas casas noturnas de Londres. Tanto que em 95 recebeu o título de "Homem do Momento", da revista inglesa "Straight chased", o que abriu definivamente o mercado europeu e japonês para Marcos Valle.




             Participação em grandes eventos continuaram marcando a carreira de Marcos Valle que, em 2006, ganhou o Prêmio Tim na categoria Melhor Disco Instrumental, pelo seu CD "Jet-Samba".
            Nos últimos oito anos ele fez 20 shows pela Europa, e posteriormente se apresentou no Japão. E em 2013 foi premiado no "Worldwide Awards", em Londres. Parece que a carreira de Marcos Valle não vai acabar nunca. 





                                            




                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário