Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de abril de 2015

          Se alguém disser que esse samba aí não é maravilhoso, vai virar meu inimigo.  Fico de mal pra toda a vida  rsrsrs  - "Eu só quero te namorar / Deixa eu te abraçar /  Deixa eu te beijar ..."            Isso tem a cara dela

             L  E  C  I          B  R  A  N  D  à O


                     

 
          LECI BRANDÃO DA SILVA, carioca de Madureira, criada em Vila Isabel,  aparentemente não é uma mulher bonita. Mas a beleza se esconde dentro dela, e só se mostra nas horas especiais. Como neste vídeo que abre a postagem.
            Comunista, racista, feia, lésbica, podem falar o que quiserem dela, mas quando o negócio é samba, não tem ninguém melhor do que Leci.  Sou louco por esta "neguinha", que já tem 70 anos mas está cada vez melhor.

                       
               Estudou no Colégio Pedro II e na Universidade Gama Filho onde se formou em Direito, quando já começava a ingressar nos meios musicais.  Em 1966, ganhou o concurso do Programa Flávio Cavalcanti, com as composições "Minha Mensagem",  "Fim de Carnaval" e  "Favela em três tempos".
             Cantora e compositora, começou sua carreira no início da década de 70, tornando-se logo a primeira mulher a participar da Ala de Compositores da Mangueira.

 
 
               Teve uma vida profissional das mais intensas.  Gravou ao todo 20 álbuns e três compactos. Brilhou no MPB Shell promovido pela Globo, em 1980, com a música "Essa tal criatura".   E em 1985 "emplacou" outro sucesso, gravando "Isso é fundo de quintal".  Já em 1995, foi intérprete da Escola Acadêmicos de Santa Cruz, brilhando na passarela. E em 2012 foi homenageada pela Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.
 
              Posteriormente, além de se dedicar à carreira musical, Leci  tornou-se membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e também do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. E desde 2003 vem também exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo.






         



Outra atividade marcante foi a politica. Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e candidatou-se ao cargo de deputada estadual pelo Estado de São Paulo. Elegeu-se com mais de 85 mil votos.  Sua atuação se  concentra em projetos de inclusão dos negros nas universidades, na luta pelo respeito à Lei Maria da Penha, pela defesa dos professores e no combate à intolerância religiosa e à homofobia.
         







         Por tudo isso, e muito especialmente por seu enorme talento, incluo Leci Brandão entre as mais importantes sambistas da Música Popular Brasileira. Uma grande artista. E que mulher/pessoa maravilhosa.


3 comentários:

  1. Flavio, você está contribuindo muito com suas postagens de música aqui no blog. Nos dando uma aula sobre artistas conhecidos e os que a mídia não nos apresenta. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir

  2. Flávio Campos, é do ramo, um dos grandes expert da música popular brasileira. Cultiva suas raízes da terra ,com grande carinho, além de ter sido um grande intérprete, Realmente sabe , na seara em que pisa.
    Hamilton Luiz Nassif=15/04/2015

    ResponderExcluir
  3. Encheram a minha bola, hein? É muito bom ter amigos rsrsrsrs

    ResponderExcluir