L E C I B R A N D Ã O
Comunista, racista, feia, lésbica, podem falar o que quiserem dela, mas quando o negócio é samba, não tem ninguém melhor do que Leci. Sou louco por esta "neguinha", que já tem 70 anos mas está cada vez melhor.
Estudou no Colégio Pedro II e na Universidade Gama Filho onde se formou em Direito, quando já começava a ingressar nos meios musicais. Em 1966, ganhou o concurso do Programa Flávio Cavalcanti, com as composições "Minha Mensagem", "Fim de Carnaval" e "Favela em três tempos".
Cantora e compositora, começou sua carreira no início da década de 70, tornando-se logo a primeira mulher a participar da Ala de Compositores da Mangueira.


Outra atividade marcante foi a politica. Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e candidatou-se ao cargo de deputada estadual pelo Estado de São Paulo. Elegeu-se com mais de 85 mil votos. Sua atuação se concentra em projetos de inclusão dos negros nas universidades, na luta pelo respeito à Lei Maria da Penha, pela defesa dos professores e no combate à intolerância religiosa e à homofobia.


Por tudo isso, e muito especialmente por seu enorme talento, incluo Leci Brandão entre as mais importantes sambistas da Música Popular Brasileira. Uma grande artista. E que mulher/pessoa maravilhosa.
Flavio, você está contribuindo muito com suas postagens de música aqui no blog. Nos dando uma aula sobre artistas conhecidos e os que a mídia não nos apresenta. Parabéns e obrigada!
ResponderExcluir
ResponderExcluirFlávio Campos, é do ramo, um dos grandes expert da música popular brasileira. Cultiva suas raízes da terra ,com grande carinho, além de ter sido um grande intérprete, Realmente sabe , na seara em que pisa.
Hamilton Luiz Nassif=15/04/2015
Encheram a minha bola, hein? É muito bom ter amigos rsrsrsrs
ResponderExcluir