Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de março de 2015

O futebol também nos deu um grande cantor 
A  N  C  H  E  T  A  
 
 
 
 
Ontem, tivemos aqui neste espaço uma jogadora de basquete (Simone) que se transformou  
numa das principais cantoras do País.  Pois hoje o cantor vem do futebol. O maior zagueiro da Copa do Mundo de 1970, o líder da Seleção Uruguaia e do Grêmio de Porto Alegre por 9 anos, soltou a voz para se tornar o maior cantor de boleiros do Uruguai. 
A T Í L I O      A N C H E T A


 
Pra quem ainda não se ligou, esse é o mesmo Ancheta, que o Grêmio trouxe do Nacional de Montevidéo para Porto Alegre, no começo da década de 70.  Inclusive, o Inter deu o troco, trazendo o chileno Figueroa, que era o zagueiro do outro grande clube da capital uruguaia, o Peñarol. E os dois fizeram um grande sucesso no Brasil, inclusive atuando juntos pela Seleção Gaúcha, num memorável amistoso com a Seleção Brasileira, em junho de 1972 no Beira-Rio, e que terminou empatado em 3 a 3, perante 107 mil pessoas.
 
Atílio Genaro Ancheta Weiguel nasceu na cidade uruguaia de Florida e está atualmente com 66 anos. Fez nome no futebol, chegando a ser apontado como um dos melhores zagueiros do mundo especialmente logo após a Copa de 70, quando foi o escolhido o melhor da posição. Mas já então era apaixonado por música e sempre solicitado para cantar nas reuniões.

Entretanto, a realização musical veio depois que ele encerrou a carreira futebolística,  em 1981. Começou a cantar profissionalmente e logo foi apontado como o melhor cantor de boleros do Uruguai. Com voz romântica
  e pinta de galã, Ancheta domina o palco com incrível facilidade. Seu repertório privilegia boleros, tangos, salsas e músicas românticas em espanhol e português.
 
Atílio Ancheta é casado com Nadia e pai de Pietro e Samara. Mora no Uruguai, mas também tem residência em Porto Alegre, onde é sempre muito procurado para shows e apresentações. Tenho dois CDs maravilhosos de Ancheta. O primeiro me foi presenteado pelo amigo J.Mateus, que foi quem me contou que o ex-jogador estava fazendo sucesso na música.  Nos dois discos ele interpreta canções lindas, como  Solamente una vez, Perfídia, Tu Me Acostrumbaste,  La Barca, Cachito, Esta tarde Vi Llover, El Reloj, Contigo Aprendi e várias outras. 
Na abertura desta postagem, Ancheta canta o bolero "EL DIA QUE ME QUIERAS".  E noutro vídeo, de dez minutos, fechando a postagem, ele aparece numa entrevista na TV Gaúcha, em Porto Alegre, inclusive cantando pedaços de músicas, sem qualquer acompanhamento e mostrando o seu grande potencial musical.
 

2 comentários:

  1. Como atleta de futebol craque, como cantor interpréte talentoso.Nao é qualquer que tem esta qualidade pra cantar"El dia que me quieras"

    ResponderExcluir
  2. Esta é a minha opinião Flavio.Como atleta de futebol craque...Abraço Billy de Paula

    ResponderExcluir