Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de março de 2015


GOSTO  DE PACTOS COMO ESTE 


                Ao longo dos anos, acompanhei muito pastos feitos por jogadores, treinadores e dirigentes de futebol. Na maioria das vezes, eles funcionaram, trazendo resultados e consequências felizes. As combinações sempre melhoram o que não está  bom.

                 O mais importante dos pactos que acompanhei foi sem dúvida o famoso "pacto de Goiania" que levantou o Londrina de uma crise sem precedentes, e o levou a condição de terceiro ou quarto melhor time do Brasil, em 1977.

                  As coisas estavam tão ruins que os profissionais viajaram praticamente sozinhos para Goiania, onde o Londrina disputaria duas partidas que "provavelmente" consolidariam a desclassificação do Tubarão. Os dirigentes não queriam nem mais viajar com o time, de tão ruim que ele era.   Foi então que os jogadores se reuniram, liderados pelo experiente Edson Madureira, e firmaram um pacto de vitória. Pois o time venceu os dois jogos de Goiânia, passou à fase seguinte do Brasileiro e ganhou dos grandes times da época, Santos, Flamengo, Corinthians e outros, até chegar chegar às semifinais.

                   É claro que a situação de hoje é bem diferente. Em 77, o elenco tinha muitos jogadores experientes e qualificados, que apenas viviam uma fase de desânimo e apatia. E tinha o grande treinador Armando Renganeschi.  Mas os pactos sinceros (pra valer mesmo) sempre funcionam, e esperamos que este que os jogadores do Londrina firmaram ontem também mude as coisas no time da Cidade. Fica aqui registrado o meu voto de confiança.

2 comentários:


  1. Que bom Flávio, seu parecer ,sempre foi de grande valia. Resta saber, qual o corpo estranho,
    que está ocasionando todo esse drama dentro do elenco. Ninguém desaprende de jogar, caso descubra a ovelha negra , a ordem sensata seria expurgar !!!!!

    ResponderExcluir