Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de março de 2015

AGORA É A HORA DE
 MOSTRAR QUE SABE


                  Com a bolinha que o Londrina está jogando, é muita cara de pau do técnico Claudio Tencati ainda vir reclamar da imprensa e da torcida. Quem ganha apenas uma partida em sete disputadas, tem mais é que dobrar o seu trabalho e buscar soluções dentro do campo. Preocupação com torcida ou com a imprensa, é coisa de treinador principiante ou despreparado.
                 Eu não ouço ninguém dizer que o Tencati não trabalha.  O que se diz por aí é que seu time não está jogando nada. Não está mesmo. E grande parte da culpa é do técnico sim senhor, que na hora das vitórias sempre é glorificado.
                 Quanto Tencati coloca que o importante é ser competitivo, somar pontos, pouco importando se o time está jogando bem, ele mostra que ainda é um treinador despreparado. Porque a equipe que vence sempre jogando mal, só tem sorte, mais nada.  Ver o seu time jogar bem tem que ser a primeira ambição de um técnico que deseja ser grande na sua profissão. Porque, se seus jogadores estiverem produzindo bem, é claro que as vitórias virão, amanhã ou depois.  Qualquer equipe pode ganhar uma partida jogando mal, porém dificilmente ganhará um título sem praticar um bom futebol.
               Acho que Tencati trabalha muito, mas estuda pouco. E deveria estar estudando muito, porque ainda sabe pouco. É quando determinados jogadores estão produzindo pouco  que aparece o trabalho de um bom treinador, criando jogadas pra eles e levantando o seu astral.  Dirigir jogador que está em boa fase qualquer um dirige.
               Tomara que o Claudio Tencati, que me parece ser uma boa pessoa, aprenda a saber a hora em que é melhor ficar calado do que falando bobagens, como falou à Folha de Londrina. A culpa do time estar jogando mal não é da torcida ou da imprensa. E dele mesmo e dos seus jogadores.
               E mais uma coisa: Tencati tem que ser se convencer de que culturalmente ainda é fraco. Precisa falar menos e estudar mais. Ele é jeitoso no dia a dia, mas ainda não tem a percepção dos grandes treinadores. Deixar Léo Maringá fora do time no confronto com o Brasil de Pelotas foi uma prova disso.   Não é porque está há quatro anos num time de porte apenas  médio ou pelo fato de ter ganho um campeonato que não tinha grandes forças técnicas, que pode se considerar um técnico pronto para trabalhar em grandes equipes. Falta muito ainda, Tencati !

Nenhum comentário:

Postar um comentário