Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de março de 2015

Z É     R A M A L H O
 Os encontros e desencontros do grande cantor nordestino
 
 
Impossível destacar os maiores artistas do Nordeste Brasileiro sem  incluir o nome de José Ramalho Neto, cantor e compositor, primo de Elba Ramalho. Um cara feio, mas extremamente carismático.
 
Z É     R A M A L H O
 
 
 
Nascido em Brejo da Cruz, interior da Paraíba, perdeu o pai quando tinha apenas dois anos de idade. Se pai, que era um seresteiro, morreu afogado numa represa do sertão.  Sua mãe entregou o filho ao avô José Alves Ramalho, que ao lado da Vó Soledade criou o menino e o ensinou a ter amor pela natureza. A relação Avô/Neto viria a ser mais tarde homenageada na canção "AVÔHAI", que abre nossa postagem. Na cabeça do poeta, "avôhai" significa avô e pai.
Quando cresceu, sempre pela vontade dos avós, ingressou na Faculdade de Medicina e foi morar na capital João Pessoa. Mas não chegou a se formar, já estava envolvido pela música.
 
Os caminhos pessoais e musicais de Zé Ramalho foram realmente confusos, cheios de encontros e desencontros. Mas em momento algum ele deixou de ser reconhecido por seu talento.
Na verdade, nosso Zé misturou tudo: repentes, sertanejo, MPB, folk rock, folk, blues, rock progressivo e tudo o que encontrou pela vida. E deu no que deu, com inspiradas  composições e grandes interpretações. Passou de tudo por sua cabeça, em termos de influência. Jovem Guarda, Beatles, Raul Seixas e principalmente Bob Dylan.
 
Sua carreira também foi tumultuada. Grandes momentos, mas também queda de sucesso. Acusação de plágio, em 1982, pela revista Veja. A morte inesperada da irmã Goretti.  E nada menos do que seis filhos.
Hoje, aos 65 anos, Zé Ramalho tem cinco netos. Mas apenas dois dos seus seis filhos são nascidos da relação com Roberta Ramalho, com quem está casado há 27 anos.
 
Não foi fácil escolher os dois vídeos para esta postagem. Os sucessos do cantor paraibano são muitos. Acabei ficando com  "AVÔHAI", pela importância sentimental, e "MISTÉRIOS DA MEIA NOITE", pelo sucesso que fez como tema de famoso lobisomem de uma novela da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário