Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de março de 2015

RONNIE VON - O Príncipe
 
 
 
                  Se houve alguém nos áureos tempos da Jovem Guarda que chegou a ameaçar prestígio de Roberto Carlos foi o artista que hoje destacamos neste espaço dedicado à música

                                R O N N I E     V O N

                   Ele representava uma espécie de rival do Rei, Havia mesmo uma rivalidade. Tanto assim que Ronnie Von nunca chegou a participar do programa "Jovem Guarda", apresentado por Roberto, Erasmo e Wanderléa.  Mesmo assim, conseguiu muito destaque na mídia, obtendo grande sucesso com as canções "A Praça", do conhecido Carlos Imperial, e "Meu Bem", uma versão sua para o português de "Girl", dos Beatles.

                    Assim, em 1966, Ronnie Von foi contratado pela TV Record para apresentar o programa "O Pequeno Mundo de Ronnie Von", no qual ele interpretava um personagem baseado no livro "O Pequeno Príncipe", herói da literatura infantil.  E a mídia aproveitou para incentivar uma rivalidade entre os dois cantores, com o Rei de um lado e o Príncipe do outro.  Um prato cheio para o pessoal da imprensa.
                                          
                      Ronnei Von era na verdade um jovem muito bonito, louro de olhos claros, um tipo que agradava as meninas. E também era inteligente. Começou a trazer ao seu programa artistas diferentes dos que  frequentavam a Jovem Guarda. Recebeu inclusive os futuros tropicalistas Caetano, Gil e Os Mutantes, que na época eram conhecidos como Os Bruxos.   Pouco depois, já como Os Mutantes, o grupo integrado por Rita Lee e os irmãos Baptista passou a ser uma atração permanente do programa de Ronmie Von.

        O fato é que, mesmo sem ser um grande cantor, Ronnie
 fez muito sucesso e gravou na década de 60, três discos que são verdadeiras relíquias da história da nossa música.  Ele abusou da psicodelia, foi muito influenciado por Beatles e muito focado no rock que se fazia na época por aqui. Os álbuns não venderam tanto, mas hoje quem tem não vende. Quando encontrados, valem pequenas fortunas para os colecionadores.

                         É certo que Ronnie Von teria feito muito mais sucesso ainda, se não tivesse sido diagnosticado com uma doença rara, na década de70. Era a Síndrome de Guillain-Barré, que o deixou paralítico por um ano. Aos 33 anos, ele chegou a ser desenganado pelos médicos.  Mas conseguiu sobreviver.

                    Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira, hoje com 70 anos, nasceu em Niterói, no Rio. Ele é o verdadeiro faz tudo: cantor, compositor, apresentador de TV, piloto de avião, publicitário, sommelier, escritor e economista.
 
                   Continua apresentando pela TV Gazeta o programa "Todo Seu", muito prestigiado em São Paulo. No ano passado, teve a sua vida contada no livro "Ronnie Von - O príncipe que podia ser rei", escrito por Antônio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel, que na foto acima aparecem com ele no lançamento da obra.

              Nos dois vídeos incluídos nesta postagem temos a chance de ouvir as canções que alavancaram a carreira de Ronnie:   "MEU BEM" (Beatles)  e  "A PRAÇA" (Carlos Imperial)

Um comentário:

  1. Lindas músicas! A música "A praça" tem um significado muito grande em minha vida. Cada dia melhor o blog do meu amigo Flavio, parabéns! Rosani Maia

    ResponderExcluir