Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 17 de março de 2015

E L Y M A R      S A N T O S
Eu gosto muito desse cara
 
 
 
Um dos cantores que mais mexem comigo é ELYMAR SANTOS
Um artista versátil, que sempre venceu na vida por conta e risco, com a cara e a coragem. Como em 1985, quando tentava entrar no mercado e não conseguia. Com incrível ousadia, ele vendeu tudo o que tinha,  para alugar por uma noite o Canecão, a maior casa de shows do Rio, e montar um show.
Lotou a casa e sua carreira deslanchou !
 
Interpretou Che Guevara na ópera-rock "Evita", em São Paulo. Mais uma vez se deu bem, ganhando o prêmio de melhor ator e muitos elogios da crítica.
Sua outra grande sacada veio logo depois da morte de Ayrton Senna, em 1994, quando compôs a canção "Guerreiros Não Morrem Jamais" até hoje um dos seus maiores sucessos.
Antes mesmo de ser conhecido, quando ainda imitava Cauby Peixoto (seu maior ídolo), ganhou concursos de calouros nos programas de Chacrinha e Flávio Cavalcanti.
 
Mas eu gosto mesmo é do canto "sacana" de Elymar, com suas músicas picantes e sensuais. E foi com uma delas que ele enlouqueceu os portugueses e as portuguesas, em 2012, quando esteve em Lisboa e outras cidades lusas: "ESCANCARANDO DE VEZ",  uma canção de sua autoria,  que deixou a plateia maluca por lá. O vídeo que abre esta postagem mostra Elymar encantando os nossos "patrícios" e escancarando tudo.  Um grande artista, sem dúvida, que sabe misturar voz e sensualidade como poucos.
 
"Se de repente / Agente encontra alguém na rua / Pode acabar até envergonhando a lua / Num desses lances muito loucos / Que acabam num quarto de motel / E às vezes basta / A porta aberta do banheiro / Uma tremenda brincadeira no chuveiro "
 

 
Cantou com sucesso músicas de vários outros artistas, como Wando, Cazuza, Raul Seixas, Roupa Nova e  Elis Regina, bem canções internacionais, como "Corazón Partido", de Alejandro Sanz.
Muito querido no Rio, ele chegou a se candidatar a deputado estadual pelo PR, no ano passado. Mas os 8.810 votos que obteve foram insuficientes para que ele fosse eleito. Já  foi enredo de duas escolas de samba cariocas: "Em cima da hora" e Império da Tijuca. E também na Camisa Verde e Branco, de São Paulo, onde foi também homenageado pelos Acadêmicos do Tucuruvi.
 
Elymar Santos nasceu no Morro do Alemão numa época de extrema violência. Também morou na cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí, terra natal de sua mãe. Atualmente está com 62 anos, cantando cada vez melhor.
 
No segundo vídeo (veja e ouça abaixo), ele canta MAL DE AMOR, uma canção de Chico Roque e Paulo Sergio Valle.    Elymar é mesmo um incorrigível  romântico por natureza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário