Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

" O SONHO DE ÍCARO "
do incrível  BYAFRA
 

                         É claro que Byafra não é o maior cantor do Brasil. Nunca foi, nem nunca será. Mas eu duvido que qualquer outro cantor brasileiro tivesse conseguido dar uma interpretação como a que foi dada por ele para esta canção composta pelo saudoso Carlos Roberto Piazzolli, o "Piska",  um dos maiores  produtores do País e que foi também o grande responsável pelo popularização da música sertaneja nos anos 90.  Foi Piska que criou, em parceria com Claudio Rabello,  esta maravilha chamada "SONHO DE ÍCARO", imortalizada por Byafra.



                         Na época, o cantor ainda era conhecido por Biafra. Ele trocou depois  o "i" pelo"y" em seu nome artístico, para fugir dos rótulos negativos que a guerra civil nigeriana causava.  Mas alguns órgãos de imprensa até hoje não aceitaram a troca.

                           A história de Maurício Pinheiro Reis, o Byafra, tem uma passagem incrível.  Quando criança, ele passava os dias inteiros batucando com pedaços de cabos de vassoura sobre  latas de tinta vazias, para tristeza de sua avó, dona Aurora, que não conseguia dormir depois do almoço. Mulher inteligente, dona Aurora percebeu que o problema não seria resolvido com seguidas broncas no neto de 12 anos.  Comprou então uma flauta doce e deu ao menino de presente, acompanhada de um certificado de inscrição num curso de música, para que ele aprendesse a tocar o instrumento. Nascia aí a carreira de um dos mais sensíveis e queridos artistas da nossa música romântica.



                            Byafra compôs músicas gravadas pelos maiores ídolos da MPB e muitos temas de novelas. Seus 14 álbuns venderam meio milhão de cópias.  Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, ele tem hoje 57 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário